O TikTok (Android, iOS) lança a função de limite diário de tempo de tela na rede social para menores de 18 anos. Caso os jovens atinjam 60 minutos, terão que digitar uma senha para continuar a usar o serviço naquele dia. A novidade foi lançada nesta quarta-feira, 1. Ideia da rede social é ajudar as pessoas a “manter o controle” de seu uso.
Vale dizer que as pessoas poderão optar por não participar da nova medida. A funcionalidade será lançada nas próximas semanas.
Os usuários da plataforma devem ter pelo menos 13 anos e, como parte desse novo recurso, qualquer pessoa com menos de 18 anos receberá uma notificação semanal com um “recapitulação do tempo de tela”.
Os usuários afetados receberão sua nova senha de limite de tempo em uma tela em seu aplicativo quando as alterações entrarem em vigor.
Qualquer pessoa que desativar a nova restrição de 60 minutos, mas passar a usar o aplicativo por 100 minutos por dia, receberá uma solicitação do TikTok para definir seus próprios controles de tempo de tela.
Os pais de crianças que usam a opção Family Pairing no aplicativo também poderão definir limites de tempo de tela, bem como acessar um painel que detalha o uso do aplicativo.
De acordo com a última pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps no Brasil, lançada em dezembro de 2022, o TikTok é o quinto app em que o brasileiro passa mais tempo ao longo do dia, com apenas 3% dos respondentes afirmando usarem mais a rede social de vídeos curtos. Em primeiro está o Instagram (35%). Em seguida, WhatsApp (30%), Facebook (8%) e YouTube (6%).