O Conecta Gov.br está disponível para estados e municípios do Brasil. O programa promove a troca automática de informações entre sistemas, de modo que o cidadão não precise reapresentar seus dados que o governo já possui.

A interoperabilidade entre sistemas começou com o Estado de São Paulo, que aderiu à iniciativa para acessar dados da Receita Federal, como o CPF, CNPJ e Simples Nacional.

Com o programa, os servidores públicos deixam de averiguar as informações apresentadas pelo cidadão manualmente para conferir no sistema, o que contribui para a redução de incidência de erros e fraudes.

É possível encontrar as seguintes informações no Conecta Gov.br: benefícios previdenciários; CEP; Cadastro Base do Cidadão (CBC-CPF); CadÚnico; Certidão Negativa de Débitos; situação militar; e pessoa com deficiência.

O Conecta Gov.br está sob o guarda-chuva das iniciativas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Desde o seu lançamento, em 2020, o programa gerou uma economia de R$ 3,66 bilhões e foram cerca de 826 transações realizadas no período e 980 serviços públicos com obtenção automática de informação.

Para estimar a economia gerada, o MGI primeiro identificou as tarefas que foram eliminadas em função da integração de dados promovida pelo Conecta Gov.br e estimou-se o tempo economizado. Para monetizar o tempo, verificou-se a remuneração dos agentes públicos envolvidos nessas tarefas e a renda média dos usuários do serviço. O total foi multiplicado pelo volume atual de atendimentos que já estão integrados na plataforma.

 

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