Uma peça de roupa que pode ser combinada com outra ou, conhecendo o guarda-roupa, consegue sugerir opções de “looks” personalizados com base em um evento ou ocasião: este é o caso do novo aplicativo Zelia (Android, iOS), que gera um stylist de moda a partir da inteligência artificial (IA). Ou melhor, é um mercado móvel de roupas que usa IA para oferecer uma experiência personalizada para cada usuário.

A ideia surgiu quando a CEO da plataforma, Laura Mattos, estava escolhendo roupas para a viagem da sua lua de mel e podia levar somente uma mala para dois destinos completamente diferentes, contou, em entrevista a Mobile Time.

Por meio das fotos das redes sociais do usuário e do rolo de câmera, a IA monta combinações personalizadas para o usuário. O algoritmo do Zelia tem a capacidade de entender o gosto de cada  um. Assim, o bot consegue oferecer recomendações de looks de forma customizada com o objetivo de otimizar o uso do guarda-roupa e incentivar um consumo mais sustentável.

Segundo Mattos, as pessoas podem explorar o catálogo de diversas marcas dentro do app, deslizando o dedo a favor de looks que elas acham que fazem sentido com o gosto delas, e também montar o seu guarda-roupas digitalmente, caso queiram. “O processo é feito com base nas interações com o app. Quanto mais o usuário interage, mais conseguimos aprender sobre o gosto dele”, explica a CEO.

Inteligência artificial

Sobre o modelo da tecnologia, a solução utiliza uma mistura de modelos próprios de inteligência artificial criados internamente – um deles está em processo de patente – e alguns modelos já existentes. Tem também um pouco de IA generativa, mas não é o seu principal modelo.

Projeto-piloto sustentável

Em junho de 2023, o Zelia, que está disponível no Brasil e nos Estados Unidos, começou com seu projeto-piloto em 14 lojas virtuais de roupas escolhidas a dedo. A executiva conta que espera que o app se conecte com marcas que valorizam a qualidade e focam em processos sustentáveis. Com esta abordagem, isso permite que o Zelia contribua com as marcas a direcionar promoções exclusivas para clientes que têm a combinação considerada ideal com o seu catálogo.

Ela também pontua sobre a atuação da plataforma, que trabalha como um fashion matchmaker, aquele que conecta o consumidor final com um produto que ele vai se identificar, enquanto o app auxilia as marcas a liquidarem o seu estoque de maneira mais eficiente.

Em um dos casos no período de teste, uma das lojas virtuais registrou um aumento no tráfego de 350%, e as vendas cresceram em 50% em relação às vendas no mesmo período.

Investimento

Recentemente, a plataforma anunciou uma captação de R$ 1,2 milhão para expandir suas operações. O investimento recebido será utilizado para ampliar a equipe de desenvolvimento, aprimorar a tecnologia de IA, além de expandir a presença do Zelia no mercado nacional e internacional.

O Zelia espera, em breve, trazer uma nova atualização com chat para conversar com o bot. Com essa expansão, a empresa visa alcançar um público ainda maior, oferecendo uma experiência de moda personalizada e acessível para todos os usuários.

 

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