A TIM assinou nesta segunda-feira, 1º, parceria com a operadora satelital Gilat para o fornecimento de capacidade para backhaul da rede 4G em áreas carentes de infraestrutura. O acordo prevê a implantação de 1 mil estações VSATs para complementar a cobertura da rede móvel no programa “4G TIM no campo”, especialmente em rodovias, pequenas cidades e para o mercado de Internet das Coisas no agronegócio.
A Gilat fornecerá capacidade em banda Ku em feixe multi-spot para alcançar as áreas mais remotas. A TIM ressalta que, ao alcançar trechos de rodovias, o backhaul também atenderá às comunidades nessas regiões.
No âmbito do projeto, a TIM pretende ter uma “cobertura nacional completa” para expandir seus serviços 4G para aumentar a produtividade da agroindústria brasileira. A ideia é proporcionar comunicação entre o campo e escritórios, considerado pela empresa como um dos principais desafios para esse mercado. Assim, o acordo permitirá conectividade em tempo real, automação e entrega de produtos mais rápida.
Em comunicado, o diretor de engenharia da TIM, Marco Di Constanzo, afirma que a solução de satélite tornará possível a expansão da rede 4G para a conectividade de máquinas e operadores em tempo real, monitorando colheitadeiras e tratores. Ele diz que isso “garante decisões de custo efetivo, melhor gerência de colheitas e maior velocidade, eficiência e produtividade no fluxo de produção”. Pelo lado da Gilat, o vice-presidente regional para a América Latina, Tobias Dezordi, diz que o acordo solidifica a estratégia de fornecer capacidade de satélite para backhaul LTE.