O número de assinantes do 5G cresceu 6% no primeiro bimestre deste ano. Ao todo, são 2,4 milhões de acessos a mais, totalizando 42,4 milhões. Os dados são de acompanhamento atualizado pela Anatel nesta semana.
No período analisado, a maioria do crescimento se deu na região Sudeste (1,2 milhão). O Sul aparece em seguida, com 482 mil, e o Nordeste, com 424 mil. A minoria está dividida entre Centro-Oeste (174 mil) e Norte (127 mil).
Apesar da alta, a tecnologia 5G representa 16% do total da base de clientes da telefonia móvel, que chegou a 264,6 milhões em fevereiro deste ano.
Já o 4G recuou em 1,5 milhão de acessos no primeiro bimestre deste ano. Contudo, mantém a ampla maioria, somando 184,7 milhões do total dos assinantes (70%).
Empresas
Entre as operadoras, a Vivo segue liderando em número de clientes, com 17,2 milhões. A Claro ocupa o segundo lugar, com 14,4 milhões, e a TIM tem 10, 5 milhões. Veja o ranking completo abaixo:
Os números do 5G refletem a participação das teles no mercado em geral. Considerando a base total da telefonia em todas as tecnologias, a Vivo segue na liderança, com 102,3 milhões de acessos, seguida da Claro (87,4 milhões), da TIM (61,8 milhões) e da Algar (4 milhões).
Imagem principal: ilustração gerada com IA pelo Mobile Time