A Brasilseg, empresa da BB Seguros, registrou redução de 15% do churn por inadimplência e incremento de 5 p.p. na retenção de clientes depois de implementar a ferramenta Matera insights.
A solução utiliza modelos de dados para analisar comportamentos históricos e aplica variáveis preditivas para localizar consumidores de maior risco e sugere ações para cada segmento.
Em uma primeira etapa, houve a análise do histórico da base de clientes, pela segmentação da carteira e a identificação da propensão à inadimplência nos períodos de 30 dias, três meses e cinco meses. A partir desses resultados, foi possível aplicar uma modelagem preditiva para classificar os clientes por faixa de risco.
Aqueles com alta e média propensão à inadimplência receberam ações de comunicação estratégicas com foco em retenção e fortalecimento do relacionamento, motivo para a redução do churn.
O uso da inteligência de dados continuará e Brasilseg e Matera pretendem expandir os resultados para melhorar a experiência do cliente e o fortalecimento da relação de longo prazo.