A United Airlines anunciou que recebeu a certificação da Administração Federal de Aviação americana (FAA) para equipar suas aeronaves com o sistema de internet via satélite Starlink, da SpaceX. O primeiro voo comercial com a nova tecnologia está previsto para maio de 2025, menos de oito meses após a companhia aérea firmar o acordo com a empresa de Elon Musk.
O Certificado de Tipo Suplementar (STC) foi concedido para a instalação da tecnologia no modelo Embraer 175, operado pela United Express. A companhia aérea planeja um cronograma acelerado de implementação, com cerca de 40 aeronaves regionais sendo equipadas mensalmente. A meta é concluir até o final do ano a instalação em toda a frota regional de duas cabines, composta por mais de 300 aviões.
A nova tecnologia promete velocidades de internet de até 250 megabits por segundo (Mbps), cerca de 50 vezes mais rápidas do que as atualmente disponíveis nas aeronaves regionais. De acordo com a United, a escolha pela Starlink se deu por conta de sua velocidade, simplicidade de instalação e menor peso — o que reduz o consumo de combustível.
Antes do primeiro voo comercial, a United ainda realizará testes beta da conectividade Starlink em voos selecionados. Além do Embraer 175, a empresa pretende expandir a tecnologia para toda a sua frota, abrangendo mais de 16 modelos de aeronaves regionais e de grande porte.
Os passageiros da United que fazem parte do programa de fidelidade MileagePlus terão acesso gratuito ao serviço Starlink, que permitirá navegação, streaming, compras e jogos a bordo. A adesão ao programa é gratuita e pode ser feita pelo site da companhia.
Foto: divulgação