A inteligência artificial é um dos atrativos para fomentar a migração de clientes da SAP para a nuvem. A companhia tem hoje IA aplicada em 130 cenários de negócios em suas soluções na nuvem, e isso é um diferencial sobre os sistemas legados on-premise, que não contam com essa tecnologia.
“A SAP tem 50 anos de experiência em gestão empresarial. Nessa jornada fomos construindo as melhores práticas em processos de negócios em cada indústria. Trabalhamos com 25 indústrias diferentes. Entendemos os requerimentos de cada setor, e levamos para dentro do nosso software. E agora fazemos o mesmo com IA: pegamos toda a base de melhores praticas e entendemos aonde há oportunidade para aplicar IA. Em geral, são automações ou geração de insights de negócios”, explica o vice-presidente para América Latina de S/4 Hana e Rise With SAP, Alexandre Pereira, em conversa com Mobile Time, durante o evento SAP Sapphire, nesta quinta-feira, 1, em São Paulo.
Como exemplos, Pereira cita o uso de inteligência artificial para automatizar o processo de reconciliação bancária de grandes empresas, e a geração de insights sobre títulos a receber, recomendando ações para evitar a inadimplência de clientes. A SAP também está em teste alfa de um assistente digital dentro do seu ERP, para gerar respostas a partir de demandas solicitadas por interface conversacional. Enquanto o assistente digital não é disponibilizado para todos os clientes, Pereira relata que alguns estão integrando por conta própria o ERP ao ChatGPT. “Tem muita gente testando isso”, conta.
Atualmente 23 mil empresas já fazem uso de funcionalidades com IA nos sistemas de SAP no mundo. A SAP é utilizada por milhões de empresas em 190 países, respondendo por 87% do e-commerce global. 99 das 100 maiores companhias do mundo usam suas soluções, afirma a SAP.
*O jornalista viajou a convite da SAP