Uma nova patente da Apple aponta que a empresa pode tentar mudar o modo como transferimos arquivos. O usuário de um dispositivo móvel da companhia americana poderá transferir arquivos para outro usuário com um aperto ou toque de mãos – nos Estados Unidos conhecido como “High Five”, via AirDrop.

Para a transferência ocorrer, os dois usuários devem usar dispositivos móveis da Apple (Apple Watch, iPad, iPod Touch ou iPhone). Os aparelhos detectam a proximidade dos dois usuários e ao fazer um gesto em comunhão (aperto de mão, abraço ou simples bater de mãos) começam a efetuar a transferência de arquivos, com a seleção baseada em informações contextuais.

As informações contextuais podem ser baseadas em localização, uma diretriz prévia do usuário, presença ou falta de um dispositivo móvel, data agendada ou atividade de dados do consumidor. Por exemplo, ao encontrar alguém que comemora um aniversário, seria possível enviar um vídeo ou fato parabenizando a pessoa, além do cumprimento físico.

A patente da empresa de Cupertino, Califórnia, foi apresentada em 18 de dezembro de 2013, mas foi aprovada no último dia 25 de junho pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual, a WIPO, órgão ligado à ONU. A tecnologia foi aprovada, mas não é certeza que será utilizada pela Apple no futuro.