O Samsung Pay, serviço de pagamento móvel da Samsung, iniciou a fase de teste beta no Brasil com cinco emissores de cartões (Caixa, Banco do Brasil, Santander, Porto Seguro e Brasil Pré-pagos) e duas bandeiras (Visa e Mastercard). Clientes com smartphones compatíveis estão recebendo convites no formato de notificações para participarem do teste. Serão selecionados 1 mil pessoas para o beta.

O cadastro solicita que o usuário informe seu nome completo e outros dados pessoais, além do IMEI do aparelho, o que confere maior segurança para o processo. É preciso informar também o tipo de cartão, pois nem todos estão disponíveis para a fase beta. No caso do Banco do Brasil, por exemplo, participam apenas três cartões Visa. Na Caixa, apenas um cartão de débito Mastercard. O Santander é o emissor com a maior quantidade de cartões habilitados para o teste: 14, divididos entre as duas bandeiras.

Após enviar suas informações pelo formulário no browser do smartphone, o usuário recebe um email de confirmação com mais instruções para participar do teste. A expectativa é de que o serviço esteja disponível comercialmente antes das Olimpíadas.

O Samsung Pay utiliza duas tecnologias de comunicação por aproximação: NFC e MTS. Esta última emula a passagem da tarja magnética do cartão, permitindo que o pagamento em praticamente qualquer máquina de POS, mesmo aquelas sem NFC. O app está disponível nos seguintes modelos de aparelhos: Galaxy S7 e S7 edge, S6 edge+, Note5 e Galaxy A5 (2016) e A7 (2016).

A Samsung não vai cobrar um percentual por transação realizada via Samsung Pay, o que facilitou o acordo com os bancos. Tampouco há qualquer cobrança para o usuário final.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!