O WhatsApp (Android, iOS) apresentou uma série de novidades nesta quarta-feira, 1º, sendo que a principal delas é escanear o contato da pessoa pelo QR Code. Com a funcionalidade, o usuário poderá apontar a câmera de seu celular para um código QR e o contato da pessoa será armazenando em sua agenda imediatamente.
Outras novidades importantes são: a entrada das mensagens efêmeras do WhatsApp Status para os usuários de feature phones com KaiOS; melhorias nas chamadas de vídeo em grupo com opção em tela cheia e ícone dedicado; emojis animados; e modo escuro para WhatsApp Web e WhatsApp Desktop.
De acordo com a companhia, as novidades são globais e chegam aos usuários nas próximas semanas.
Análise
O que pode parecer apenas uma atualização, é na verdade, uma movimentação importante do WhatsApp. O QR Code como leitor de contato abre um leque de possibilidades para o app de mensageria, se for amplamente adotado pelos usuários.
Esses códigos QR podem ser usados eventualmente para a pessoa falar com um bot de uma empresa, fazer pedidos para um vendedor e até pagar ou receber quantias de outra pessoa, quando, e se, o WhatsApp Pay for liberado. Assim como acontece hoje no comércio, o uso do QR Code pode ser o grande salto desta tecnologia para o mensageiro que está na maioria das telas iniciais dos usuários brasileiros, segundo pesquisa recente Opinion Box/Mobile Time sobre mensageria móvel no País.
Além do QR Code, o KaiOS é outra iniciativa interessante. Ela mostra que o Facebook tenta recuperar as origens de quando era administrada por Jan Koum, cofundador do app. No MWC de 2014, Koum apareceu com um Nokia E7, um feature phone bem básico para a época, que tinha o iPhone como suprassumo dos smartphones mais avançados e o Moto G surgindo como alternativa aos consumidores com menor poder aquisitivo.
Koum explicou no congresso que usava o handset básico para entender a necessidade daqueles usuários que sequer tinham acesso a smartphones ou Internet de qualidade. Ou seja, essa iniciativa com o KaiOS traz de volta ao Facebook e WhatsApp a ideia de alcançar os 1,5 bilhão de usuários que não estão incluídos nesta economia digital baseada em telefonia móvel de alta velocidade.