O Brasil tem presenciado nos últimos meses uma acirrada disputa por usuários entre dois aplicativos chineses de produção de vídeos curtos: TikTok e Kwai. Essa guerra se reflete na home screen do smartphone nacional: Kwai e TikTok, nesta ordem, foram os aplicativos que mais aumentaram sua presença na tela principal dos brasileiros, de acordo com a mais nova pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps no Brasil. O TikTok agora está presente na home screen de 15% dos smartphones nacionais se tornando o quarto app mais popular do País neste quesito, atrás apenas de WhatsApp, Instagram e Facebook. E o Kwai, que nunca havia aparecido no ranking da pesquisa até então, estreou em grande estilo, direto na sétima posição, presente na tela inicial de 10% dos smartphones nacionais. O Kwai foi o que mais ganhou participação em 12 meses.

Os saltos registrados pelos dois aplicativos são explicados pelo intenso investimento em marketing. Febre entre adolescentes e pré-adolescentes, ambos travam uma disputa em publicidade digital nos mais diversos canais. No YouTube, é comum a propaganda de um vir imediatamente após a do rival, sendo às vezes até difícil para um desavisado distingui-las, já que são parecidas, quase sempre com o vídeo de alguém dançando.

Os dois apps adentraram também a grande mídia, com campanhas na TV aberta. O TikTok virou até anunciante principal do Jornal Nacional, da Rede Globo. E ambos estão adicionando às suas plataformas conteúdos de grande relevância midiática, como a transmissão de eventos esportivos.

Porém, a estratégia que mais chama a atenção nessa competição entre os dois aplicativos é a de remunerar quem trouxer novos usuários para suas plataformas. Em uma ousada campanha no estilo “member get member”, os brasileiros recebem cerca de R$ 80 por cada novo usuário atraído, desde que este se mantenha engajado com o app por um determinado período de tempo. Leia nesta outra matéria os comentários de especialistas em marketing digital ouvidos por Mobile Time sobre essa estratégia.

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Outros destaques

Também merecem destaque os desempenhos de PicPay, Shopee e Telegram em presença na home screen: os três ganharam quatro pontos percentuais em um ano. No caso do PicPay, seu crescimento vem junto com a onda de inclusão financeira dos brasileiros, especialmente por meio de contas de pagamento digitais, como a oferecida pelo referido app. Por sua vez, o Shopee é a nova estrela do comércio móvel nacional, com campanhas na TV. Seu crescimento também já havia sido percebido na pesquisa de m-commerce realizada por Mobile Time e Opinion Box. Por fim, o Telegram vem registrando um crescimento contínuo há pelo menos dois anos, puxado pela migração de usuários do WhatsApp em busca de canais de conteúdo diverso, que encontram maior liberdade de atuação no app de mensageria russo.

Para esta edição foram entrevistados entre os dias 5 e 19 de maio 2.133 brasileiros que possuem smartphone. A pesquisa tem margem de erro de 2,1 pontos percentuais. O relatório completo está disponível para download gratuito neste link.

 

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