Do total de smartphones em uso hoje no Brasil, 21% foram comprados em marketplaces online, como Amazon, Mercado Livre, Shopee etc. Isso significa pouco mais de um em cada cinco smartphones em serviço no país. A informação faz parte da nova pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre o brasileiro e seu smartphone, disponível para download gratuito aqui.

De acordo com o relatório, praticamente metade (49%) da atual base de smartphones do Brasil foi comprada em lojas online, enquanto 45% foram em lojas físicas e 6%, diretamente de outras pessoas.

Dentre os brasileiros que compraram online o seu smartphone atual, 49% o fizeram em sites ou apps de redes varejistas e 43%, com comerciantes em marketplaces – o que significa 21% do total de aparelhos em funcionamento no país. Quem mais compra smartphones em marketplaces são jovens de 16 a 29 anos das classes D e E, aponta a pesquisa.

A informação é especialmente relevante diante do recente esforço da Anatel de tomar medidas para combater a venda de smartphones não homologados através de marketplaces online.

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Maturidade do usuário brasileiro

O brasileiro pode ser considerado um consumidor experiente no uso de smartphone. 70% já tiveram quatro ou mais smartphones em sua vida. O percentual chega a 84% nas classes A e B. Somente 5% dos brasileiros estão com seu primeiro smartphone, informa a pesquisa.

Em média, 30% dos brasileiros trocam de smartphone a cada dois anos e 28%, a cada três anos. E 33% esperam quatro anos ou mais para trocar. Um minoria troca todo ano (7%).

Segunda mão

10% dos brasileiros usam smartphones que receberam de segunda mão de uma pessoa próxima. Isso é mais comum entre jovens de 16 a 29 anos (12%) e entre pessoas das classes D e E (13%).

Além disso, 7% dos smartphones em serviço hoje no Brasil foram comprados usados. A proporção é maior entre jovens de 16 a 29 anos (10%).

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Crescimento do iPhone

A Apple segue ganhando share sobre a base de smartphones ativos no Brasil. Em um ano, sua participação passou de 22% para 26%. Quem perdeu foi a Samsung, que caiu de 39% para 36%, mas continua sendo a líder. A Xiaomi ganhou dois pontos percentuais e ocupa a terceira posição no mercado nacional.

Metodologia

O questionário da pesquisa foi aplicado on-line entre 17 e 24 de maio de 2024 com 2.067 brasileiros que acessam a Internet e possuem um celular, respeitando as proporções de gênero, idade, faixa de renda e distribuição geográfica desse grupo. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais. O grau de confiança é de 95%.

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