A Samsung continua sendo a fabricante com maior base instalada de telefones móveis no mercado norte-americano, mas experimentou uma leve queda no segundo trimestre, segundo a pesquisa da consultoria comScore. Entre as cinco maiores fabricantes, a única a registrar uma significativa alta de participação de mercado no período foi a Apple, que permanece na terceira colocação.

No trimestre encerrado em junho, 234 milhões de norte-americanos utilizaram telefones móveis (categoria que inclui smartphones e celulares padrão). A Samsung continua dominando o mercado, com 25,6% de market share. Embora expressivo, esse número reflete uma queda de 0,4 ponto percentual em relação ao trimestre anterior. Em segundo lugar vem a LG, com 18,8% de share (queda de 0,5 ponto percentual), seguida pela Apple, que teve 15,4% do mercado, com alta de 1,4 ponto percentual em relação ao trimestre anterior. Em quarto lugar vem a Motorola, com 11,7% do mercado (queda de 1,1 ponto percentual) e, por fim, em quinto lugar, a HTC, com 6,4% de share (alta de 0,4 ponto percentual|).

Smartphones

No trimestre encerrado em junho, 110 milhões de norte-americanos usaram smartphones, uma alta de 4% em relação ao trimestre anterior. Em relação aos sistemas operacionais, a plataforma Android, da Google, continua a crescer nos EUA, embora a uma taxa mais baixa que seu concorrente direto, o iOS, da Apple. O Android foi o sistema escolhido por 51,6% dos usuários de smartphones nos EUA, uma alta de 0,6 ponto percentual em relação ao trimestre anterior. Por sua vez, o iOS, que vem em segundo lugar, com 32,4% do mercado, ostentou uma alta mais expressiva, de 1,6 ponto percentual em relação ao período de comparação. Em terceiro vem o BlackBerry, com 10,7%, e exibindo a maior perda de participação, de 1,6 ponto percentual. Em quarto vem a Microsoft e seu Windows Phone, com 3,8% (baixa de 0,1 ponto percentual), e por fim o Symbian, com 0,9% (baixa de 0,5 ponto percentual).

Entre as funcionalidades utilizadas pelos usuários de aparelhos móveis, a principal consiste no envio de mensagens de texto, efetuada por 75% dos proprietários de dispositivos, uma alta de 0,7 ponto percentual em relação ao trimestre anterior. Em segundo lugar vem o download de aplicativos, opção efetuada por 51,4% dos usuários (1,4 ponto percentual a mais do que no período de comparação), seguido pela navegação em browsers, feita por 50,2% dos usuários (alta de 0,9 ponto percentual).

A pesquisa foi baseada em entrevistas com 30 mil usuários de telefones móveis nos Estados Unidos no trimestre encerrado em junho de 2012.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!