O mercado global de smartphone tem um novo vice-líder. De acordo com relatório do segundo trimestre de 2018 da IDC, a Huawei assume a segunda posição do ranking das mais vendidas com 54,2 milhões de smartphones enviados ao varejo, um aumento de 41% ante os 38,5 milhões de handsets enviados um ano antes. O desenvolvimento do negócio deu-se com a liderança da companhia no mercado chinês (37% de market share) de handsets. Além disso, o forte resultado nas vendas dos smartphones P20 e P20 Pro contribuíram para a nova posição da companhia.
Com o resultado da companhia chinesa, a Apple caiu da segunda para a terceira posição entre os cinco principais vendedores de smartphones no mundo. A fabricante dos iPhones teve um leve aumento no envio de smartphones, 0,7%, ao passar de 41 milhões para 41,5 milhões. Esta é a primeira vez que a Apple sofre uma queda para a terceira posição. Ainda assim, a IDC acredita que a empresa norte-americana pode recuperar parte de seu mercado com o lançamento de novos handsets no terceiro trimestre de 2018.
Apesar de uma queda de 10,5% no envio de smartphones ao mercado, a Samsung se manteve na liderança do ranking com 71,5 milhões de celulares enviados ao varejo no segundo trimestre de 2018. Um ano antes, a fabricante dos smartphones Galaxy tinha mandado 80 milhões de dispositivos. Assim como reportado pela Samsung em seu relatório financeiro na última terça-feira, 31, o baixo movimento nas vendas do S9 e S9+ colaboraram para o recuo no envio total da Samsung ao mercado. A esperança da companhia recai sobre o lançamento do próximo Galaxy Note 9 que deve ser apresentado no dia 9 de agosto.
Balanço Huawei
Depois dos balanços financeiros da Apple – com crescimento de 20% na receita – e Samsung – com queda de 22% nas vendas mobile no segundo trimestre – a Huawei anunciou que gerou receita de 325,7 bilhões de renminbis (US$ 47,60 bilhões na conversão atual) durante o primeiro semestre de 2018, um aumento de 15% se comparado com o mesmo período do ano passado.
Outros
Fecham o ranking da analista de mercado: a Xiaomi, com 32 milhões de handsets enviados, um incremento de 49% ante 21,4 milhões de smartphones, fruto da liderança no mercado indiano e aumento de vendas durante o Ramadã; e a Oppo, com 29,4 milhões de smartphones enviados ao varejo, um crescimento de 5,1% em relação aos 28 milhões no segundo trimestre de 2017.
No geral, a quantidade de smartphones enviados ao mercado caiu 1,8%, saindo de 348 milhões para 342 milhões no segundo trimestre de 2018, a terceira seguida na comparação ano a ano. A IDC acredita que o recuo é efeito de churn em alguns mercados altamente penetrados, embora mercados mais maduros deverão voltar a crescer.
Fabricante | 2 Tri 18 Envios (milhões) | 2 Tri 18 Market Share | 2 Tri 17 Envios (milhões) | 2 Tri 17 Market Share | Ano a Ano |
1. Samsung | 71,5 | 20,90% | 79,8 | 22,90% | -10,40% |
2. Huawei | 54,2 | 15,80% | 38,5 | 11,00% | 40,90% |
3. Apple | 41,3 | 12,10% | 41 | 11,80% | 0,70% |
4. Xiaomi | 31,9 | 9,30% | 21,4 | 6,20% | 48,80% |
5. OPPO | 29,4 | 8,60% | 28 | 8,00% | 5,10% |
Outros | 113,7 | 33,20% | 139,5 | 40,10% | -18,50% |
Total | 342 | 100% | 348,2 | 100.0% | -1,80% |