54% dos brasileiros com smartphone querem comprar um modelo novo nos próximos 12 meses. Um ano atrás esse percentual era de 51%, revela a nova pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre o brasileiro e seu smartphone.
A intenção de compra é maior entre os homens (57%) que entre as mulheres (51%). Por faixa etária, o grupo de 30 a 49 anos é aquele mais interessado em trocar de smartphone (57%), enquanto os percentuais são um pouco mais baixos nos grupos de 16 a 29 anos (52%) e com 50 anos ou mais (53%). Entre as regiões do Brasil, aquela com maior proporção de usuários dispostos a comprar um smartphone novo é a Nordeste (58%).
Interessante notar que quase não há diferença por classe social. Nas classes A e B, 55% querem comprar um smartphone novo em 12 meses. E nas classes C, D e E, 54%. Também não há diferença significativa entre donos de Android (55%) e de iPhone (53%).
Um em cada quatro brasileiros com smartphone (25%) não pretende comprar um smartphone novo porque não precisa. Trata-se do mesmo percentual de um ano atrás. E 13% não vão comprar porque não têm dinheiro, praticamente a mesma proporção do ano anterior (14%). 8% não souberam responder.
Foram entrevistados entre os dias 13 e 22 de junho 2.104 brasileiros que acessam a Internet e possuem celular. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%. A pesquisa está disponível para download em versões em português e inglês aqui.