O WhatsApp (Android, iOS) iniciou nesta segunda-feira, 1, uma campanha para dar visibilidade às parcerias que firmou com objetivo de combater a propagação de informações falsas. Tendo em vista as eleições de 2022, a plataforma se juntou a organizações de checagem de fatos e ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para ajudar nisso.
A campanha será realizada nos principais canais digitais, como Facebook, Instagram e YouTube. Haverá também veiculação das peças nos principais jornais e revistas impressas, portais de notícias, rádios e mídia out of home (OOH), durante o processo eleitoral.
Na parceria com o TSE, já realizada nas eleições brasileiras de 2020, o WhatsApp melhorou o assistente virtual com quem as pessoas podem interagir para receber informações relevantes sobre o processo eleitoral e notícias falsas. Também foi renovado o canal que recebe denúncias de contas suspeitas de realizar disparos em massa pelo app.
Há esforços da companhia para fazer parcerias regionais, aumentando o alcance das ações. Até então, foram estabelecidas alianças com os TREs (Tribunal Regional Eleitoral) dos estados da Bahia, Paraíba, Paraná e Tocantins. Mais parcerias serão firmadas durante o período eleitoral, que se estende até outubro de 2022.
Desde 2018, o WhatsApp tem parcerias com organizações de checagem de fatos no mundo todo. Aqui no Brasil são cinco que atuam nesse sentido: Aos Fatos, Estadão Verifica, Uol Confere, Agência Lupa e o Truco, da Agência Pública.