Após o crescimento e o primeiro momento das experimentações com chatbots e o ChatGPT no começo do ano, Marcondes Farias, diretor de produto para Dynamics 365 e Power Platform da Microsoft Brasil, acredita que o momento é para as empresas considerarem bem suas estratégias na inteligência artificial generativa da OpenAI. Durante sua passagem no Super Bots Experience 2023 nesta terça-feira, 1, o executivo afirmou que isso passa pelas empresas considerarem a racionalização do retorno sobre investimento (ROI).
Na prática, Farias acredita que as empresas que desejam combinar os robôs conversacionais com a tecnologia da parceria da Microsoft precisam calcular o custo do mecanismo de IA (CPaaS ou bot builder, por exemplo), o custo da plataforma de mensageria, com o valor pago ao serviço de IA generativa e analisar se proporciona melhora na eficiência, produtividade ou na experiência do usuário, por exemplo.
Ainda assim, o gestor pode diminuir o custo por transação ao limitar a quantidade de caracteres por conversa, explicou o diretor da Microsoft. Também afirmou que a Microsoft começa a utilizar os dez anos de experiência em nuvem para criar painéis que ajudem os gestores a racionalizar esses custos. Inclusive, a companhia adicionou nesta semana um painel que permite ao gestor usuário do Azure OpenAI colocar um teto de gasto no consumo mensal, assim não estoura seu orçamento.
Para Marcela Vairo, diretora de dados, IA apps e automação da IBM Brasil, os dois pontos principais na adoção de inteligência artificial generativa são escala e eficiência. Representando a IA generativa da IBM, Watson X, a executiva afirmou que uma aplicação com inteligência artificial, bem implementada, dá ganho de eficiência operacional e que os modelos são vantajosos para o mercado.
“O que o cliente vai usar na ponta (com inteligência artificial) é incremental”, disse Vairo, ao dar o exemplo de uma plataforma de desenvolvimento low-code feita em parceria com a Red Hat. “Quando falamos de algo novo que chega ao mercado, uma nova métrica (investimento), todo mundo tem receio do que acontecerá. Na verdade, a questão é que a IA generativa dará eficiência e produtividade na ponta”, concluiu.
Por sua vez, Marco Bravo, head de Google Cloud no Brasil, afirmou que a tendência é que os preços baixem à medida que a tecnologia seja adotada pelas empresas, em especial pelos custos da inteligência artificial generativa estarem atrelados à nuvem, que está cada vez mais barata. Explicou ainda que, no caso do Google, o fato de a IA generativa Palm 2 ser previamente ajustada e ter modelos escalas diferentes para diferentes segmentos (como o MedPalm, para saúde) permite à empresa ter custos menores.
Super Bots Experience 2023
O Super Bots Experience 2023 segue na quarta-feira, 2, com painéis sobre a maturidade dos robôs, as melhores práticas e técnicas de analytics na análise de conversas com bots e IA generativa. Ao longo do dia, executivos de Bradesco, Claro, Rede Globo, Itaú, SAS, Google Brasil, entre outras empresas e entidades, abordarão os temas no WTC, em São Paulo. Mais informações, acesse o site do evento.
* Foto Augusto Monteiro/Mobile Time