A IBM e a TD Synnex apresentaram nesta quinta-feira, 1, o Centro de Excelência (CoE) para apoiar clientes e parceiros na América Latina e Caribe no desenvolvimento de tecnologias em inteligência artificial, dados e automação. O espaço ocupa um andar na sede da IBM na zona sul de São Paulo, mas está conectado a atividades online com laboratórios de inovação, pesquisa e desenvolvimento fora do Brasil.

“Essa parceria de hoje é regional e global”, disse Tonny Martins, presidente da IBM na América Latina. “Temos centros de tecnologia, IA, laboratório, pesquisa e desenvolvimento. São múltiplos centros na América do Norte, Ásia-Pacífico e Europa. Se ligarmos os centros, nós temos mais de 20 mil cientistas de dados”, completou.

Otavio Lazarini, presidente na América Latina e Caribe da distribuidora e agregadora de soluções, explicou que as soluções podem ser criadas para um país e servir para outros. Como uma solução de mineração para o Chile pode servir para uma empresa no Brasil. Reforçou ainda que o CoE é um centro de tecnologia, mas também de negócios.

O espaço tem sala de reunião, área de conferência, área de trabalho, copa e tecnologias como software da IBM (dados, Inteligência Artificial, automação de negócios, TI e segurança), Storage e Red Hat (Openhift, Ansible e RHEL). Ao todo, 26 profissionais de tecnologia e negócios da TD Synnex em toda América Latina vão apoiar o centro ao lado de 15 experts de inovação e engenharia da IBM.

Estratégia IBM e TD Synnex

Sergio Camorcio, líder de ecossistema da IBM na América Latina, explicou que o espaço é baseado em um tripé: o desenvolvimento de aplicações em inteligência artificial voltada aos negócios; treinar e trazer parceiros de negócios novos; e unir as forças de IBM e TD Synnex dentro e fora do centro para endereçar problemas dos clientes, inclusive com a elaboração de produtos mínimos viáveis (MVP).

Ulysses Moraes, gerente de vendor business da TD Synnex, afirmou ainda que as parcerias vão envolver diversas soluções, pois o ecossistema de tecnologia “não é mais monolítico”. Portanto, o CoE  mira trazer provedores de soluções e de serviços que precisam criar soluções ou dar uma nova roupagem aos seus produtos de modo que “encurte a distância entre a necessidade de negócio e a realidade de uso da ferramenta”.

Pelo lado dos clientes que podem ser beneficiados, Camorcio afirmou que não há um público específico, pois o centro visa atender empresas de todos os tamanhos e condições.  Na expectativa das duas empresas, 80% das soluções a serem criadas no CoE virão dos parceiros de tecnologias e os outros 20%, de demandas dos clientes.

Imagem principal de divulgação: Otávio Lazarini da TD Synnex e Tonny Martins da IBM (blazer cinza claro)