Os gastos com aplicativos móveis através das lojas de apps cresceram 11,7% neste segundo trimestre comparado ao mesmo período de 2023. Segundo relatório elaborado pela Sensor Tower e data.ai, a receita chegou ao recorde de US$ 36,2 bilhões, sendo que quase 54% do valor foi direcionado a jogos. Com isso, esse é o terceiro trimestre consecutivo de crescimento de gastos em games. Por outro lado, comparado ao ano anterior, o período teve um crescimento de 4% em compras em outras aplicações. Os números incluem os gastas com downloads e com compras in-app, dede que usando o sistema de billing das lojas de apps, como App Store e Google Play.

De acordo com a pesquisa, houve um aumento do tempo médio de uso dos smartphones e melhorou a facilidade de realizar pagamentos neles. O TikTok (Android, iOS) que o diga. Neste ínterim, a ferramenta liderou não só os valores gastos (US$ 1,3 bilhão), mas também o número de downloads, algo nunca registrado por um app nas duas métricas. Ainda sobre downloads, a Meta registrou cinco apps (Instagram, Facebook, WhatsApp Messenger, Messenger e WhatsApp Business) no TOP10 do período.

jogos

Ranking feito por Sensor Tower e data.ai com total gasto por usuários e número de downloads registrados por aplicativo no 2T24. Foto: reprodução do relatório

Apps de jogos: download em baixa

Em análise feita pelo relatório, isso é um forte indicativo de que o mercado  está mais fechado e desafiador para novas ferramentas, especialmente com a consolidação dos gigantes da área, embora o Temu (Android, iOS) tenha contrariado isso e conquistado a quinta colocação no ranking. Por outro lado, a chegada de novos usuários tem sido mais modesta. Enquanto o número de downloads de ferramentas gerais cresceu 1%, o de jogos caiu 6%.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!