Há muitas iniciativas no Brasil de plataformas de construção de chatbots, muitas das quais já foram tema de matérias em MOBILE TIME (veja matérias abaixo). A mais nova se chama BotDaddy e é fruto da pesquisa de mestrandos da USP. A plataforma está em fase de testes e deve ser lançada comercialmente no final de setembro. Há uma fila de espera com 200 solicitações de pessoas e empresas interessadas em experimentar a novidade, diz Rafael Sandroni, CEO da BotDaddy e mestrando de sistemas da informação na USP.
A BotDaddy terá um painel na web para a construção de chatbots, inicialmente para o Facebook Messenger e, mais tarde, para o Telegram. Serão oferecidos modelos pré-definidos para diferentes verticais de negócios, como restaurantes, clínicas, agências de publicidade etc. "A interface será totalmente intuitiva. Não haverá necessidade de conhecimento de programação", garante Sandroni.
A BotDaddy poderá ser integrada ao site e a APIs dos clientes, para puxar conteúdo. A start-up planeja também transformar a plataforma em um marketplace de bots, agregando criações de terceiros.
Watson e modelo de negócios
A BotDaddy usará o sistema de processamento de linguagem natural Watson, da IBM, para conversar com os consumidores. Ela terá um aprendizado supervisionado, enriquecendo seu vocabulário aos poucos, de acordo com o histórico dos atendimentos, mas sempre passando pelo crivo de humanos.
A empresa pretende adotar o modelo de "bot como serviço", cobrando por quantidade de requisições realizadas por mês. Cada mensagem enviada pelo consumidor conta como uma requisição. O preço ainda não foi definido, mas, apenas para se ter uma ideia de ordem de grandeza, provavelmente cada requisição custará algo próximo a um centavo de Real.
Bots Experience Day
No dia 5 de outubro acontecerá a primeira edição do Bots Experience Day, no auditório do WTC, em São Paulo, dentro do 9º Forum Mobile+, evento organizado por Mobile Time e produzido pela Converge Comunicações. O objetivo é discutir os conceitos de bots, chatbots, inteligência artificial e machine learning, e suas variadas aplicações em negócios, como atendimento ao consumidor, distribuição de conteúdo e vendas. Também contará com palestras de representantes de algumas das empresas pioneiras na oferta de plataformas de construção de chatbots no Brasil, assim como de alguns dos primeiros cases lançados no País em português.
Entre os primeiros palestrantes confirmados está Thiago Rotta, líder de soluções do IBM Watson na América Latina, da IBM. Ele falará sobre inteligência artificial, conceito fundamental por trás dos chatbots para que estes processem linguagem natural e compreendam o que os consumidores escrevem.
Para conhecer a programação atualizada e ter mais informações sobre o Bots Experience Day, acesse o site www.forummobile.com.br. As inscrições podem ser feitas no site do evento ou pelos telefones 0800-77-15-028 e 11-3138-4619 (entre 10h e 18h).