O Brasil conta hoje com pelo menos 144 mil chatbots em operação, o que representa um crescimento de 148% em um ano, quando havia 58 mil. Os dados fazem parte da nova edição do Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, relatório produzido por Mobile Time a partir de informações coletadas junto a 83 empresas que atuam nesse mercado.
O volume mensal de mensagens trocadas entre bots e consumidores finais, por outro lado, cresceu a uma velocidade mais baixa, passando de 4,5 bilhões para 6,9 bilhões nesse intervalo – aumento de 31%. Em média, cada bot em operação no País conversa com 1,4 mil pessoas diferentes e troca 48 mil mensagens por mês.
O Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2023 traz também dados sobre demanda por IA generativa, competição entre canais, preferência por modelos de negócios, share de motores de processamento de linguagem natural, demanda por setor, demanda por aplicação, dentre outros. O relatório pode ser baixado aqui.
Análise
Ao longo dos últimos anos, os chatbots deixaram de ser uma opção a mais na estratégia de atendimento de grandes empresas para se transformarem em um item praticamente mandatório, utilizado para o fornecimento de informações e para a realização de transações recorrentes, liberando os humanos para as demandas mais complexas. O mercado brasileiro segue em expansão, conforme não apenas grandes empresas, mas também aquelas de médio e pequeno porte, descobrem os benefícios da adoção de robôs de conversação, seja barateando os custos de atendimento, esquentando leads ou automatizando vendas.