A Vivo e a iZettle, empresa de mPOS, firmaram uma parceria: a partir de agora, os dois modelos de leitor de cartões de crédito e de débito da iZettle poderão ser comprados através do site da operadora, no endereço www.vivo.com.br/izettle. Os clientes pré-pagos da Vivo que adquirirem o produto ganharão um bônus de R$ 30 para ligações locais para outros usuários da tele. Este é o primeiro acordo da iZettle com uma operadora brasileira para a distribuição de seus leitores e seu segundo de grande porte no País: ela também tem uma parceria com o banco Santander.
A iZettle oferece dois modelos de leitor de cartões: o Pro e o Lite. O primeiro se conecta via Bluetooth com o smartphone do usuário e é vendido em 12 parcelas de R$ 37,42, ou à vista por R$ 449. O Lite se conecta via cabo e é vendido em 12 parcelas de R$ 24,91 ou à vista por R$ 299. Os usuários do aparelho precisam também instalar um aplicativo da iZettle (Android, iOS) para receber pagamentos por cartão, transformando seu smartphone em uma máquina de POS.
"Esta é a primeira fase da parceria com a Vivo, que esperamos que seja expandida no futuro", disse Adriana Albuquerque, direotra de parcerias da iZettle no Brasil.
A iZettle nasceu na Suécia em 2010 e hoje opera em 11 países, incluindo o Brasil, onde chegou em 2013 e onde conta com mais de 180 mil usuários.
Análise
O mercado para mPOS é enorme no Brasil, por conta da grande quantidade de micro e pequenos empresários, além de profissionais liberais, que não têm dinheiro para pagar o aluguel de uma máquina tradicional de cartão de crédito, mas possuem um smartphone no bolso. A dificuldade das empresas de mPOS, porém, está justamente na distribuição dos aparelhos. Grandes varejistas exigem margens altas, o que diminuiria a competitividade do produto – e, no fim das contas, as empresas de mPOS não querem ganhar com a venda do leitor em si, mas com as taxas cobradas sobre as transações. Desta forma, acordos com bancos e com operadoras móveis fazem todo o sentido para ambos os lados: melhora a distribuição do produto e agrega valor para o cliente da operadora ou do banco.