O comércio brasileiro de tablets premium – dispositivos acima de R$ 2 mil – registrou um aumento de 47% em envio de unidades no primeiro trimestre de 2018, ante o mesmo período um ano antes. De acordo com informações fornecidas pela Gfk em setembro e apresentados pela Samsung nesta segunda-feira, 1, a receita com vendas no segmento premium também teve um incremento no período de 37%.
Sobre volume de peças e montante da receita, Renato Citrini, gerente sênior da divisão de dispositivos móveis da Samsung, disse que apenas esses dados poderiam ser mostrados, por acordo entre sua companhia e a empresa de pesquisa. Sobre a posição da fabricante sul-coreana no Brasil no segmento de tablets premium, Citrini frisou que eles mantém a liderança, mas não revelou seu market share.
“O que podemos dizer é que houve um aumento de unidades e de receitas”, afirmou o executivo. “Os clientes estão buscando mais qualidade, mais vídeo, mais memória e mais produtividade nos tablets premium”.
Em conversa recente com Mobile Time, Citrini revelou que espera manter o patamar de vendas na divisão tablets (considerando os produtos de entrada, intermediário e premium) no Brasil, ao contrário da previsão de outra empresa de análise de mercado, a IDC, que prevê uma queda de 4% em vendas de tablets no Brasil em 2018.
Novos tablets
Além das informações da Gfk, a Samsung apresentou dois tablets na gama de preço premium: Galaxy Tab A e Galaxy Tab S4. Ambos com tela de 10.5 polegadas com proporção de 16:10, bateria de 7.300 mAh, conexão LTE com suporte para cat.16 (1 Gbps de download), sistema operacional Android Oreo (8.1), apto para conexões em 4.5 G e com tecnologias de inteligência artificial do Bixby (Home e Vision).
A diferença entre os dois dispositivos está em suas funções e configurações, como explicou Antonio Quintas, vice-presidente da divisão de dispositivos móveis da Samsung: “Galaxy Tab A é um tablet para toda família. Com recursos avançados de audiovisual e conteúdo para crianças. Já o Tab S4 é um tablet que se aproxima de um 2-em-1. Como se fosse um notebook. Para isso trouxemos o Samsung DeX, que reproduz a tela do tablet em um monitor, e a caneta S Pen para o Tab S4.”
O Tab S4 possui tela de 10.5 polegadas sAmoled, plataforma móvel Qualcomm Snapdragon 835, 4 GB de memória RAM, 64 GB de espaço (expansível com microSD de 512 MB), leitor de íris, câmera traseira de 13 MP e frontal de 8 MP. Por sua vez, o Tab A tem tela de 10.5 TFT (qualidade um pouco inferior ao sAmoled), Snapdragon 435, 3 GB de RAM, 32 GB de armazenamento (com microSD de 512 MB para expansão), câmera traseira de 8 MP e frontal de 5 MP.
Disponibilidade
Os dois dispositivos chegam às lojas nesta semana na cor preta. O Tab S4 custa R$ 4.299 e o Tab A R$ 2.199. Questionados por esta publicação se haverá alguma promoção com operadoras, uma vez que os tablets têm 4G, os executivos da Samsung afirmaram que não há nada no momento.