O grande destaque em setembro entre os dez apps mais baixados no Brasil foi a ascensão do e-Título (Android, iOS), por conta da proximidade das eleições. Em comparação com agosto, o app da Justiça Eleitoral mais que triplicou o seu volume mensal de downloads, passando de 917 mil para 2,9 milhões, ocupando agora a nona posição – em agosto estava na 66ª. Os dados são da AppMagic, somando Android e iOS.
Outro app que conseguiu entrar na lista foi a rede social de vídeos curtos Kwai (Android, iOS), também com 2,9 milhões de downloads e crescimento de 38% frente aos 2,1 milhões registrados em agosto.
Também merece destaque o avanço do Threads (Android, iOS), impulsionado pelo bloqueio do X. A rede social de textos curtos da Meta saltou da quinta para a segunda posição, atrás apenas do “irmão” Instagram: teve um aumento de 42%, passando de 3,6 milhões para 5,1 milhões de downloads.
Dentre os 10 mais baixados, apenas Threads, e-Título e Kwai tiveram crescimento no número de instalações em relação a agosto. Todos os outros caíram. O Instagram, líder de setembro, por exemplo, baixou de 6,5 milhões para 5,4 milhões. O Temu, que liderava em agosto, diminuiu de 6,8 milhões para 5,1 milhões, e agora ocupa a terceira posição.
Vale mencionar o fenômeno Bluesky (Android, iOS), concorrente de X e Threads. No começo de setembro, ele chegou a ser o app mais baixado do Brasil, com mais de 200 mil downloads por dia. Mas seu sucesso foi efêmero. No fim de setembro, seu volume diário de instalações já havia caído mais de 90% – em 30 de setembro, por exemplo, foram apenas 19 mil downloads, na 136ª posição do país.
Ranking dos dez apps mais baixados em setembro
Veja abaixo o top 10 de setembro e suas respectivas quantidades de downloads:
1 – Instagram (5,4 milhões)
2 – Threads (5,1 milhões)
3 – Temu (5,1 milhões)
4 – Mercado Livre (4,4 milhões)
5 – TikTok (3,6 milhões)
6 – Nubank (2,9 milhões)
7 – Capcut (2,9 milhões)
8 – Kwai (2,9 milhões)
9 – E-Título (2,9 milhões)
10 – Shopee (2,8 milhões)
Ilustração: Nik Neves para Mobile Time