O conceito de iBeacon começa a ser testado no Brasil. O termo, cunhado pela Apple, se refere a marcadores de localização indoor que usam Bluetooth 4.0 (também conhecido como Bluetooth Low Energy) para se comunicar com os smartphones dos usuários. A start-up brasileira Uolet fará um teste em uma rede de supermercados de São Paulo em dezembro, com marcadores desenvolvidos por ela própria se comunicarão com seu aplicativo homônimo para iPhones.
O Uolet pode ser descrito como um aplicativo para campanhas de marketing geolocalizadas. As campanhas são organizadas em um formato de cartas e são entregues ao usuário de acordo com a sua localização. O gatilho para envio pode ser definido a partir de uma cerca virtual ou pela proximidade com algum dos marcadores (beacons). No caso do teste-piloto que será conduzido no supermercado, os marcadores reconhecerão a presença dos iPhones com o Uolet instalado e enviarão campanhas relativas a produtos ou marcas nas prateleiras próximas ao consumidor.
Para usar o Uolet, o consumidor precisa abrir uma conta no app ou usar seu login do Facebook. A cada carta visualizada, ele pode escolher entre guardá-la ou descartá-la. Isso provê informações valiosas para o sistema conhecê-lo melhor e aprimorar a entrega de campanhas futuras. "É como um deck de cartas em que cada carta é uma microcampanha", explica Eric Chaves, um dos sócio-fundadors da Uolet.
O tipo de campanha em cada "carta" enviada ao aplicativo pode variar. Um exemplo de uso é o envio de informações extras sobre o produto exibido na gôndola. "Se for um vinho, podemos fornecer dados que não aparecem no rótulo, como a indicação das comidas com as quais harmoniza melhor", exemplifica Chaves. Outro uso é o de cross-selling, indicando para o consumidor a promoção de um produto que combine com aquele, mas que se encontra em outra ala do supermercado. As campanhas também podem conter cupons para serem resgatados em pontos de venda.
Hardware e plataforma web
A Uolet desenvolveu o firmware usado nos beacons e encomendou a fabricação de dois modelos diferentes para usar com seus clientes: um com entrada para alimentação de energia via USB e outro que usa uma pequena bateria redonda, mais apropriado para gôndolas de supermercado.
O serviço é apoiado por uma plataforma na web através da qual o anunciante cria e monitora suas campanhas, que podem incluir imagens, vídeos e links. São fornecidos relatórios detalhados em tempo real sobre as campanhas para os anunciantes.
O modelo de negócios adotado é a cobrança por desempenho. A criação de campanhas é gratuita. O anunciante paga alguns centavos por cada vez que um consumidor abre sua campanha, por cada vez que armazena uma carta e por cada vez que resgata um cupom.
Por enquanto o Uolet está disponível apenas para iPhone. Uma versão Android é prometida para o final do ano. A plataforma Windows Phone está nos planos para 2014.
Exemplo de carta no Uolet