A Nextel inovou na oferta de serviços de valor adicionado (SVAs). A operadora criou o que chama de “portal de serviços”, que consiste no seu catálogo de SVAs, acessível pelo seu app ou site na web. A novidade é que, através desse portal, os assinantes podem livremente contratar e cancelar SVAs uma vez por mês. Na prática, o pacote do usuário se torna flexível, permitindo experimentar diferentes SVAs a cada 30 dias.
Para a contratação de um SVA, o usuário utiliza pontos que recebe a cada mês. A quantidade de pontos depende do plano de telefonia móvel que tiver contratado: para cada R$ 1 pago no plano, a Nextel dá um ponto para ser gasto com SVAs. Portanto, um plano de R$ 99/mês gera 99 pontos. Estes pontos não são cumulativos. Ou seja, eles zeram ao fim do mês, e o usuário recebe de novo a mesma quantidade. Na virada de cada mês, a princípio, são mantidos os mesmos SVAs que já estiverem contratados. Mas a qualquer momento o usuário pode cancelar algum e contratar outro através do portal. A carência mínima é de 30 dias para cancelar um SVA.
Para ter uma ideia do custo dos SVAs em pontos, o acesso ao PlayKids custa 30 pontos e o Hero Antivírus, 20. Veja no fim desta matéria a lista completa de SVAs e seus preços em pontos.
Fábio Maeda, diretor de produtos da Nextel, explica que essa liberdade era uma demanda antiga dos clientes. “Nem sempre o que a gente colocava em um plano era o que o assinante queria. Tínhamos bons SVAs, mas não necessariamente adequados à variedade de perfis de clientes”, comenta. Por exemplo, o acesso ao Esporte Interativo Plus interessa a pessoas que gostam de esportes, enquanto o Cartoon Network é atraente para quem tem filhos. Em um pacote com SVAs pré-definitos pela operadora, fatalmente o cliente estará pagando por alguns serviços que não utiliza. Com o modelo flexível, cada pessoa monta o seu pacote com os SVAs que mais lhe agradam, e ainda tem a liberdade de mudar a cada mês, se quiser.
Para os parceiros de conteúdo, o novo modelo estimula que estejam permanentemente evoluindo seus produtos, pois gera uma concorrência entre os SVAs presentes no catálogo, explica Maeda.
Para a o desenvolvimento e a gestão técnica da plataforma, a Nextel contratou a ALES Affinity. A escolha dos SVAs, porém, continua a cargo da operadora. “A ALES é uma integradora. Ela tem as APIs conectadas à Nextel. E os parceiros se conectam à ALES”, descreve o executivo.
Catálogo de SVAs da Nextel e seus valores em pontos (a lista abaixo inclui os SVAs já disponíveis e alguns que entrarão em breve):
PRODUTO | PONTOS |
Prip | 30 |
Clube de Descontos | 5 |
ChefsClub | 39 |
BemCare | 12 |
Assistência Residencial | 15 |
Radar Wifi | 16 |
Cartoon Network Já | 9 |
Esporte Interativo Plus | 29 |
Mumo | 10 |
BandSports | 24 |
Clube de Revistas | 50 |
Noggin | 12 |
Woohoo | 10 |
Zoo Moo | 10 |
Jornaleiro Bebanca | 14 |
Playkids | 30 |
Combo Disney | 30 |
Viagem | 25 |
Carreira | 25 |
Ana Maria | 30 |
PlayLivros | 40 |
Descomplica | 37 |
ESPN Play | 60 |
Fish TV | 15 |
HERO Antivírus | 20 |
HERO Família | 30 |