O Spotify (Android, iOS, Windows Phone) registrou uma receita de 1,35 bilhão de euros no terceiro trimestre de 2018, incremento de 30% ante 1 bilhão de euros um ano antes. O lucro líquido da empresa foi de 43 milhões de euros, uma melhora significativa ante um prejuízo de 278 milhões de euros no mesmo período do ano passado.
Divisão de receitas e ARPU
Na divisão por receita, o faturamento obtido com assinantes do serviço musical subiu 31%, de 923 milhões de euros para 1,2 bilhão de euros. Já a receita com publicidade passou de 109 milhões de euros para 142 milhões de euros, um incremento de 31%, puxado por uma demanda de compra de mídia na plataforma nos EUA.
Por sua vez, a receita média por usuário (ARPU) foi de 4,73 euros, uma queda de 6% ante o terceiro trimestre de 2017. Esse feito aconteceu pelo aumento de assinantes dos planos familiares e estudantis do Spotify. No entanto, a companhia ressalta que a queda não foi pelo crescimento de assinaturas em regiões com pouco ARPU, como América Latina e Sudeste Asiático.
Assinantes e MAUs
A quantidade de assinantes dos serviços premium do Spotify subiu 40% na comparação ano a ano, passando de 62 milhões para 87 milhões. Na divisão por região, os assinantes da Europa são a maioria (40%), seguidos por América do Norte (31%), América Latina (20%) e demais regiões (9%).
Já a quantidade de usuários não pagantes é de 109 milhões de pessoas, um aumento de 20% em 12 meses. A base total cresceu 28%, saltando de 150 milhões para 191 milhões de usuários ativos mensais (MAUs). Por região, os mais ativos são usuários da Europa (36%), América do Norte (31%), América Latina (22%) e demais regiões (11%).