O diretor-presidente da Cielo, Estanislau Bassols, acredita que o avanço em novas fontes de receita da empresa pode acontecer via oferta de serviços de valor agregado para o comerciante, o que inclui serviços financeiros e oferta de softwares para facilitar a jornada. “Temos uma jornada cada vez mais próxima do cliente. Assuntos como virtualização do POS, pagamentos instantâneos [como WhatsApp Pay] e contínua monetização de dados são temas que estamos trabalhando de forma relevante e clara”, disse o executivo.
“O que adiciono é que estamos fazendo uma jornada de digitalização. Cada vez mais ‘agile at scale’. Com jornadas mais próximas do cliente para que essas inovações se tornem algo que vem do cliente para o mercado, não o contrário. Estamos convencidos de que esse é o caminho. O ‘como fazer’ é mais relevante que as iniciativas em si. E estamos com as iniciativas corretas. Queremos perseguir que elas (iniciativas) se tornem mais simples e intuitivas para o cliente”, explicou Bassols.
Em conversa com a imprensa especializada durante a apresentação de resultados do terceiro trimestre de 2022 nesta terça-feira, 1, o CEO da Cielo afirmou que o desenvolvimento das novas áreas passa pela construção de “melhores tecnologias na empresa, jornada de design fim a fim com processos mais intuitivos, usando bastante novos serviços para o cliente usufruir o melhor que a Cielo pode oferecer”.
Estratégia conservadora
Há pouco mais de sete semanas na empresa, Bassols disse que a sua gestão não terá uma “guinada forte” em relação à antiga direção. O trabalho focará em avanços “pequenos”, mas “velozes e com riscos calculados” com foco em uma “contínua transformação com excelência”, no nível de serviço, custos e captura de receitas. Disse ainda que o conhecimento adquirido a partir dos dados dos clientes para dinamizar os preços tornou a empresa “resiliente” e que isso permitiu ter mais “conhecimento do cliente”.
Além disso, Bassols acredita que a digitalização deixa a Cielo mais proativa com o seu cliente em comercialização, reparo e encantamento do cliente. E que esse conhecimento também ajuda na expansão do “core de pagamento, SVAs relacionados a softwares ou outros serviços financeiros”. “Isso nos dá bastante conforto de que estamos no curso correto”, direcionou.
“Estamos investindo em conhecer o momento do cliente, o que permite penetrar cada vez mais com novos serviços de antecipação e recebimento rápido; o nosso trabalho interno em squads com objetivos chave relacionados à experiência do cliente, nos leva a acreditar que a jornada de novos produtos, principalmente na expansão de pagamento que fazemos no e-commerce com soluções relacionadas ao Pix, Open Finance, jornada de iniciador de pagamento, são temas que abrem possibilidades aos comerciantes”, detalhou Bassols.
“Por outro lado, essas soluções trazem mais complexidade. Mas podemos simplificar para eles, em especial para PMEs. Isso permite aumentar o nosso valor agregado em novas avenidas, como serviços financeiros. Mas são passos pequenos”, concluiu.