|Mobile Time Latinoamérica| Em meio a uma crescente crise energética que tem gerado apagões de até 14 horas diárias, os serviços de telecomunicações no Equador foram afetados. Para enfrentar essa situação, as principais empresas do setor, em coordenação com o Ministério de Telecomunicações (Mintel), lançaram uma série de medidas para mitigar o impacto dos cortes de eletricidade e assegurar a conectividade entre os equatorianos.

A Associação de Empresas de Telecomunicações (Asetel) e as principais operadoras móveis anunciaram compensações para os usuários afetados. Aqueles com planos pré-pagos receberão 1 GB de internet adicional e um pacote de 100 mensagens de texto válidos por sete dias, sem custo extra. Para os usuários de pós-pago, as operadoras oferecerão 5 GB de dados extras, 100 minutos de chamadas e 300 mensagens de texto gratuitos, válidos por 30 dias.

Além disso, Claro e Movistar permitirão que os usuários parcelem o pagamento de suas contas de novembro em três meses, enquanto a CNT, a Corporación Nacional de Telecomunicaciones, permitirá o parcelamento desse pagamento em até seis meses. Dessa forma, esperam oferecer maior flexibilidade econômica aos usuários.

Desde o início do ano, o governo equatoriano vem trabalhando para mitigar os apagões. César Martín, ministro das Telecomunicações do Equador, disse em um vídeo compartilhado nas redes sociais do Mintel que está trabalhando na melhoria dos sistemas de backup de energia para as antenas e repetidoras desde abril.

Ele explicou que as baterias atuais, que alimentam as torres quando a energia é cortada, têm duração de aproximadamente quatro horas, o que é insuficiente durante apagões prolongados. Por isso, o Mintel está coordenando com o Ministério de Energia para que os cortes de eletricidade sejam mais espaçados, permitindo que as baterias se recarreguem e mantenham o sinal estável.

O ministro também mencionou que o governo está avaliando a melhoria dos bancos de baterias das antenas em áreas de cobertura crítica, o que seria fundamental para enfrentar apagões prolongados e evitar que o serviço seja completamente interrompido.

Por sua vez, a Asetel e outras operadoras classificaram a situação como um “enorme desafio”, pois os sistemas de backup de energia não conseguem substituir indefinidamente o fornecimento de eletricidade. No entanto, reafirmaram seu compromisso com os usuários por meio de publicações no X.

Ilustração no alto: Nik Neves para Mobile Time

 

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