Open finance, machine learning e agora inteligência artificial generativa permitem ao Mercado Pago analisar e definir o valor de um crédito pedido pelo consumidor final em tempo real. A solução começou a ser testada durante a campanha de marketing do Mercado Livre com o reality show da TV Globo Estrela da Casa, mas deve ganhar a sua primeira grande prova durante a Black Friday 2024.

Pablo Zbinden, head de crédito do Mercado Pago no Brasil, explicou que o modelo de análise de crédito em tempo real “está organizado para entregar agilidade nos resultados”, com o apoio da IA: “Agora o que fazemos é sinalizar ao usuário com essa ferramenta como ele pode ter um rápido retorno desta análise para os produtos de crédito do nosso portfólio”, disse ao Mobile Time.

Nesta análise feita em tempo real com mais de 2 mil variáveis, o executivo detalhou que os clusters de dados cruzam informações transacionais com o ecossistema do Mercado Livre – transações e pagamentos e itens comprados. A partir desses dados, o sistema passa a ter uma visão do comportamento do cliente. Essa visão é cruzada com o histórico da pessoae em tomadas de crédito e nos birôs de crédito.

Por fim, a avaliação fica mais completa com os dados compartilhados pelo cliente via Open Finance. Atualmente, o Mercado Pago tem 6 milhões de pessoas que consentiram para o uso de dados via Open Finance.

“A integração entre os grandes volumes de dados (big data) e modelos de inteligência artificial proporciona maior robustez e escalabilidade, tornando efetiva a análise de um grande volume de dados em tempo real”, diz o executivo. “Temos capacidade de oferecer crédito de forma ágil, personalizada e segura, minimizando riscos e mantendo a inadimplência controlada”, completa, em resposta por e-mail.

Estratégia ao vivo

A oferta de crédito ‘ao vivo’ pode variar com base no perfil de cada cliente e leva em consideração sua saúde financeira. Ou seja, o limite do empréstimo será compatível com a capacidade de pagamento do consumidor e suas necessidades financeiras, explica Zbiden.

O executivo reforça que a solução “não se trata de um crediário em tempo real”, mas de trazer “mais valor para o mercado e para a sociedade por meio da ampliação da oferta de crédito” – tanto para usuários pessoas físicas quanto para empresas. E ressalta que essa oferta de crédito é respaldada por uma análise que “considera mais variáveis do que o sistema financeiro tradicional, utilizando inclusive de tecnologias como inteligência artificial”.

Black Friday 2024

A análise de crédito em tempo real foi anunciada na semana passada com o começo da campanha do Mercado Livre e Mercado Pago para a Black Friday. Inicialmente, o serviço funcionará apenas para clientes que deram o opt-in ao Open Finance no Mercado Pago.

Entre as modalidades de crédito que podem receber a análise de crédito em tempo real estão:

  • Buy Now, Pay Later (BNPL, o crediário eletrônico);
  • Crédito pessoal;
  • Financiamento de veículos.

“Estamos avançando cada vez mais na agilidade da nossa análise de crédito. Pela primeira vez em uma Black Friday, os usuários do Mercado Pago terão a oportunidade de experimentar a ferramenta do banco digital para análise de crédito em tempo real”, reforça Zbinden.

Imagem principal: Aplicativo do Mercado Pago (divulgação)