|Mobile Time Latinoamérica| O Open Gateway, iniciativa global da GSMA de APIs de redes, deu um passo importante na Argentina. Em um fórum organizado pela GSMA em Buenos Aires, líderes da indústria móvel, incluindo Claro, Telecom e Telefónica, apresentaram suas APIs e discutiram as oportunidades que a padronização pode oferecer para transformar as redes móveis em plataformas abertas para o ecossistema digital.

No evento, destacou-se o uso de APIs como ferramentas essenciais que permitem aos desenvolvedores criar aplicativos que operam de forma uniforme em todos os dispositivos, independentemente do país ou da operadora. Essas APIs estão disponíveis por meio do repositório CAMARA, um projeto de código aberto da GSMA e da Linux Foundation.

APIs do Open Gateway para segurança

As primeiras APIs lançadas no âmbito do GSMA Open Gateway na Argentina estão focadas no combate a fraudes e golpes digitais. Entre elas estão:

SIM SWAP: Verifica mudanças recentes em um cartão SIM.

Device Location: Fornece informações precisas sobre a localização de um dispositivo.

Device Status: Indica se um dispositivo está em roaming e em qual país.

Number Verification: Verifica se um número de telefone está associado a um dispositivo específico.

Essas ferramentas, que oferecem informações em tempo real, permitem a detecção e prevenção de fraudes em transações financeiras, com bancos e fintechs sendo os primeiros clientes.

Os representantes das três empresas – Marcelo Guglielmucci, gerente de serviços de valor agregado para empresas da Claro Argentina; Alejandro Martínez, business owner de conectividade na Telecom Argentina; e Gonzalo Fliguer, regional product owner da Telefónica – destacaram a importância dessas APIs não apenas para a Argentina, mas para toda a região.

Por sua vez, Alejandro Adamowicz, diretor de tecnologia e estratégia para a América Latina da GSMA, apontou que, com a parceria entre Claro, Telecom e Telefónica, a Argentina inicia o desenvolvimento do Open Gateway, garantindo uma cobertura de 100% das conexões no país.

Desde seu lançamento no MWC Barcelona 2023, mais de 64 grupos de operadoras móveis, representando 277 redes e três quartos das conexões móveis em todo o mundo, aderiram ao GSMA Open Gateway.

Na América Latina, o Brasil foi o primeiro país a implementar APIs de múltiplas operadoras nesse sistema, e atualmente estão em desenvolvimento iniciativas semelhantes em outros cinco países da região.

Ilustração no alto: Nik Neves para Mobile Time