O Telegram (Android, iOS) anunciou na última quinta-feira, 31, que o aplicativo de mensageria começa a se tornar uma plataforma de vídeo também. A última atualização pretende fazer com que os vídeos carreguem mais rapidamente, com melhor qualidade e com novos controles de velocidade.
Para os vídeos recém enviados em canais grandes, o reprodutor de vídeo passa a selecionar automaticamente um nível de qualidade com base na conexão do usuário para economizar dados e carregar vídeos mais rapidamente. As pessoas também podem selecionar manualmente o nível de qualidade preferido – Alto, Médio ou Baixo.
“Os vídeos nos canais eram exibidos exatamente no mesmo formato em que foram enviados, muitas vezes exigindo que os usuários esperassem e baixassem gigabytes apenas para assistir a um clipe curto”, comentou em seu canal o CEO do Telegram, Pavel Durov.
Para o iOS, agora a troca para o modo Picture-in-Picture está mais fácil. Usuários de iPhone precisam só deslizar a tela para cima para continuar assistindo ao vídeo enquanto navegam pelos chats.
E para aumentar a velocidade do vídeo basta pressionar o lado direito de um vídeo para ativar a velocidade 2x – e deslizar para a direita gradualmente para aumentar a velocidade para até 2,5x. Para voltar à velocidade normal, o usuário deve soltar o dedo.
No Android, o usuário deve tocar duas vezes no lado esquerdo ou direito do vídeo para pular 10 segundos em qualquer direção.
Adicionar mídia e edição de mensagens
Outra atualização no Telegram é a possibilidade de editar uma mensagem para adicionar uma mídia.
E as mensagens editadas mostram uma etiqueta de tempo que mostra quando a mensagem foi editada pela última vez.
Hashtags para chats
Donos de grupos e canais podem usar o novo formato #hashtag@nomedousuario para mostrar postagens e stories do mesmo chat quando clicadas. Na prática, se um usuário toca em #doces, por exemplo, ele verá os resultados de busca de todo o Telegram. Mas, se colocar #doces@usuario, a pessoa verá os resultados apenas do canal daquele usuário.
Bots
Os bots até então tinham limite de enviar até 30 mensagens gratuitas para os seus usuários. Com a nova atualização, os robôs poderão enviar até 1 mil mensagens por segundo pelo custo de 0,1 Estrela por mensagem.