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O Facebook (Android, iOS) confirmou a aquisição da Kustomer na última segunda-feira, 30. De acordo com Wall Street Journal, o valor da compra da empresa de atendimento ao consumidor, CRM, omnichannel e construção de chatbots pode chegar a US$ 1 bilhão, mas a companhia não quis apresentar os valores no comunicado oficial.

Em nota assinada por Dan Levy, vice-presidente de publicidade e produtos de negócios do WhatsApp e, Matt Idema, COO, WhatsApp, os executivos afirmam que a chegada do Kustomer ao Facebook é uma só: dar acesso às melhores ferramentas do mercado em serviço e suporte para os comerciantes. Dito isso, o Facebook ajudará a escalar o negócio da Kustomer, ao mesmo tempo que a companhia ofertará suas soluções de conversação aos seus clientes.

Por sua vez, Brad Brinbaum, CEO da Kustomer, explicou em publicação no site de sua empresa que, uma vez concluída a transação continuarão servindo aos clientes e parceiros como parte da “família Facebook”. Em sua história de cinco anos, a firma de atendimento angariou US$ 173,5 milhões em seis rodadas de investimento, segundo o site Crunchbase.

Receios

Por outro lado, a compra traria preocupação aos parceiros de mensageria que ajudaram o Facebook Messenger e o WhatsApp a crescer, uma vez que a Kustomer rivalizaria com esses players. No entanto, Levy e Idema esclareceram na mensagem que a empresa será “uma entre várias outras” do setor e que continuarão dando suporte às diversas alternativas de CRM atreladas às suas plataformas de mensageria.

Sobre os dados, um receio dos clientes e consumidores finais da empresa de CRM, o Facebook explicou que as informações continuarão sob controle da Kustomer. Mas, eventualmente, o Facebook armazenará dados dentro de sua infraestrutura. Ou seja, embora não tenha uma transmissão automática de dados, as empresas poderão optar (no futuro) por compartilhar os dados com o Facebook para publicidade.

A transação depende da aprovação dos órgãos reguladores dos Estados Unidos.

 

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