Centro de Competencias Tecnicas Nestle Araras SP 2

Nova unidade ficam em Araras/SP. Foto: divulgação

A Nestlé Brasil inaugurou nesta sexta-feira, 2, seu novo Centro de Competências Técnicas, em Araras/SP. Ele abrigará um hub de especialistas em áreas técnicas da companhia, que farão a gestão de fábricas e implementação de projetos – tudo remotamente, a partir de dados gerados nas 14 unidades espalhadas pelo Brasil.

“O que nós estamos buscando é essa conectividade do nosso sistema de gestão. Ou seja, conectando o nosso Centro de Inovação com o Centro de Competências Técnicas e com as fábricas. Temos a informação na mão dos nossos especialistas, em tempo real. Isso facilita muito as decisões que nós temos que tomar para nossas operações”, explica Donir Costa, diretor de engenharia da Nestlé Brasil. 

A ideia de criar um centro como este começou a ser pensada há cerca de dois anos. Desde 2017, a Nestlé Brasil começou a passar por um processo de transformação digital, com criações de redes de Internet cobrindo todas as áreas de suas unidades fabris, automatizando a linha de produção e usando aprendizado de máquina. Disso, surgiu a necessidade de integrar todos os dados que passaram a ser gerados.

O novo centro  possui um video wall com informações em tempo real de todas as fábricas da Nestlé. Lá, é possível verificar se os sistemas de segurança estão funcionando de forma adequada, se as linhas de produção estão em operação ou o quanto de energia está sendo consumida. Especialistas da área técnica – como engenharia, automação, segurança, qualidade e gestão de manufatura – monitoram todas essas informações. O video wall pode ser customizado de acordo com as necessidades da área técnica, para acompanhar indicadores e operações à distância.

Interação remota

Os especialistas podem ajudar em operações, dando suporte técnico remotamente por meio de videochamadas com óculos de realidade virtual (VR) ou o smartphone. “Por exemplo, existe um problema no painel elétrico. O eletricista da fábrica coloca os óculos, vai conversando com os nossos especialistas e os dois juntos chegam à solução”, comenta o diretor. Os óculos são uma opção mais segura, pois deixam as mão livres para o manuseio do maquinário.

É possível realizar também auditorias técnicas remotamente ou resolver interferências em equipamentos, já que os especialistas têm acesso a sistemas de outras unidades. “Se eu tenho um especialista de automação e a fábrica está tendo algum problema, a pessoa pode entrar no software da fábrica e fazer simulações”, diz.

O investimento para a construção do novo centro foi de R$ 10,4 milhões, em 10 meses de obras. O hub de 2,2 mil m² foi instalado dentro de um terreno com 18,2 mil m², em uma área anexa à fábrica de Araras. Com capacidade para receber 150 profissionais, o espaço tem painéis solares que suprem toda demanda de energia do local.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!