A Konduto observou um aumento das fraudes móveis em 2020 no Brasil. Pela primeira vez, as tentativas de golpes via dispositivos móveis passaram aquelas em PCs, respondendo por 62% do total. De acordo com Tom Canabarro, CEO e fundador da empresa de combate à fraude digital no e-commerce, o movimento criminoso acompanha a dinâmica de compras e uso do brasileiro.
“Vimos que as fraudes por mobile vêm crescendo nos últimos anos, ao mesmo tempo – e proporção – que as vendas de mobile cresceram (e as de PCs caíram). Tudo isso associado à evolução dos apps e dispositivos mobile”, disse o executivo, na apresentação de seu relatório nesta terça-feira, 2.
Os dados divulgados pela Konduto são baseados em 244 milhões de análises de possíveis ações fraudulentas, sendo 151 milhões em mobile e 92 milhões em PCs. O volume de análises equivale a R$ 35 bilhões em compras com R$ 22 bilhões feitos por dispositivos móveis e R$ 13 bilhões em desktops. E, do total de R$ 1,3 bilhão evitados em golpes, R$ 832 milhões foram em dispositivos móveis e R$ 468 milhões em PCs.
Confira abaixo a progressão de fraudes entre PCs e dispositivos móveis, de 2016 a 2020:
Ano | Mobile | PC |
2020 | 62,04% | 37,96% |
2019 | 46,78% | 53,22% |
2018 | 35,88% | 63,29% |
2017 | 13,98% | 85,76% |
2016 | 19,92% | 80,08% |
Observa-se ainda que as tentativas de golpes tem liderança do Android (43,87%), seguido por Windows (35,02%) e iOS (18,17%), quando comparadas por sistemas operacionais.
“O crescimento do e-commerce aumentou o volume de compras gerais, mas não necessariamente o volume de compras por mobile cresceu por isso. As compras (e fraudes) nesses dispositivos cresceram porque hoje o número de dispositivos móveis é muito maior que o de PCs”, completou em resposta por e-mail.
Canabarro atenta que a estimativa para 2021 é que a tendência de fraude em mobile continue em crescimento: “Ela (fraude mobile) está ficando tão alta que, em breve, poderemos chegar a uma estabilidade e parar de aumentar exponencialmente. Mas acreditamos que 2021 esse número ainda deve crescer muito”, prevê o CEO.