As vendas de smartphones na América Latina sofreram uma queda de 12,7% no último trimestre de 2015, com 31,5 milhões de unidades vendidas ante 36,5 milhões no ano anterior, segundo o instituto de pesquisa alemão Gfk. Em receita, o mercado de smartphones na região caiu 23,3% no quarto trimestre de 2015. Um ano antes, somava US$ 9,6 bilhões, mas fechou os últimos três meses de 2015 com US$ 7,4 bilhões.
Na análise da empresa, o momento macroeconômico brasileiro é o principal fator para a queda nas vendas de celulares na América Latina. A Gfk afirma que o consumidor latino-americano preferiu comprar celulares de gama baixa, algo que influenciou especificamente a receita. A estimativa para 2016 é de uma variação negativa de 0,8% na quantidade de smartphones vendidos com 108,8 milhões de unidades durante o ano. Em receita, o recuo deve passar dos 5,7% com US$ 25,5 bilhões.
Vendas globais
No mundo, as vendas de smartphones tiveram alta de 6,4%, com 368,1 milhões de unidades vendidas no quatro trimestre de 2015 sobre 346,1 milhões do mesmo período no ano anterior. A receita sofreu variação de 0,2%, passando de US$ 115,2 bilhões nos três últimos meses de 2014 para US$ 115,5 bilhões um ano depois. O que segurou o desempenho do setor foram os resultados positivos nas regiões de Oriente Médio e África, China e Ásia-Pacífico.
O documento da companhia alemã publicado nesta quarta-feira, 2, revela que a rápida conversão de 3G para 4G na China e a entrada de smartphones abaixo dos US$ 100 na Índia devem contribuir para o crescimento global este ano. A expectativa é de alta de 7% no total de aparelhos comercializados, que deve chegar a 1,4 bilhão de unidades, e um crescimento de 0,5% na receita.