A BMW reestruturou completamente a sua estratégia de relacionamento digital com seus consumidores. A ideia é conhecer seus clientes mesmo enquanto estiverem fora dos seus carros. Para isso, criou um cadastro eletrônico dos consumidores, que serve a esse propósito, chamada One ID. Todas as informações coletadas sobre cada usuário passam a ser associadas à sua conta digital na BMW – exatamente como fazem grandes empresas de Internet, como Google e Facebook. 2,3 milhões de pessoas já têm uma conta One ID na BMW ao redor do mundo, crescimento de 400% em 12 meses.
“A jornada do nosso cliente não começa e termina dentro do carro. Temos que investir em digital para nos diferenciarmos. Temos que integrar o carro à vida digital da pessoa”, disse Dieter May, vice-presidente sênior de serviços digitais e modelos de negócios na BMW, durante o Mobile World Congress, em Barcelona, esta semana. “Para Facebook e Google pode parecer trivial ter essa conta digital de cada cliente, como o One ID. Mas para nós é algo inédito”, acrescentou.
A ideia é, a partir de agora, registrar as preferências de cada motorista dentro do carro, como altura do banco, distância do volante, estação de rádio favorita etc. Tudo passará a ficar associado à sua conta digital. No futuro, o próprio carro vai se antecipar e se ajustar ao gosto do motorista automaticamente. O consumidor, ao comprar um novo BMW e se identificar com sua One ID, poderá receber o veículo já sob medida para as suas preferências.