Para auxiliar interessados na compra de impressoras, cartuchos de tintas e toners, a HP lança um serviço de assistente virtual desenvolvido para o WhatsApp. O “especialista em impressão HP”, como é chamado, foi criado em parceria com a Take e, por meio de perguntas, sugere a opção mais adequada àquele cliente.
Para acessar o especialista é preciso adicionar no celular o número (11) 99320-2507. Depois, basta entrar em contato com o assistente virtual por meio do WhatsApp, que faz algumas perguntas a respeito das necessidades de impressão do usuário. Em seguida, o cliente recebe as sugestões selecionadas a partir do perfil traçado, com links para a loja online da HP, para a conclusão da compra.
Segundo o CEO da Take, Roberto Oliveira, o assistente virtual está preparado para entender e superar os obstáculos da comunicação via WhatsApp. A solução conta ainda com integração com sistemas internos HP e criação de APIs para automatização do fluxo. O especialista em impressão HP também é capaz de conduzir o usuário a entender o modelo de impressora que ele procura e a dar as informações necessárias para o sistema, considerando erros de digitação e outras variáveis do canal.