As editoras devem lançar obras digitais e físicas no mesmo dia. É o que defende o gerente geral de livros da Amazon, Alexandre Munhoz. Para o executivo, a estratégia para trazer novos livros ao mercado precisa atender todos os clientes e alcançar todos os públicos, de modo que não sejam negligenciados. “É importante lançar o livro digital junto com o livro físico, no mesmo dia, para não ser discriminado. Além disso, a editora precisa ter o (livro) físico em estoque”, afirma Munhoz, em participação no Mobieditorial, evento online organizado por Mobile Time nesta terça-feira, 2.
Munhoz também explica que a necessidade de adoção do digital pelas editoras têm trazido mais parceiros que rivais para a Amazon. Diferentemente do passado, quando as companhias do setor temiam canibalização do livro físico pelo digital. O executivo cita o Kindle Unlimited como um exemplo da mudança de pensamento, uma vez que o programa de assinatura tem forte adesão das editoras.
“O nosso papel é florescer o setor. As editoras têm um benefício grande quando apostam nos ebooks. Algumas se adaptam mais rápido, outras não, outras nos educam como melhorar. Mas, de uma maneira ou de outra, as editoras são grandes aliadas. Afinal, o livro é delas”, explicou o gerente da Amazon.
Sem abordar os dados financeiros, Munhoz afirmou que o “Brasil é um dos países que mais cresce” nas vendas de livros continuamente. Tanto nas vendas de e-books, como dos livros impressos pelo e-commerce em associação com livrarias: “A categoria Livro continua tendo um papel importante para a estratégia do negócio da Amazon”, disse.