O mercado empresarial brasileiro contrata, em média, 3,3 plataformas de software. Segundo pesquisa qualitativa Liga Pesquisa e quantitativa da Quanta, encomendada e divulgada pelo Google nesta terça-feira, 2, o ERP lidera com requisições de nove em cada dez companhias e mais da metade contrata serviços de compras (55%).
Completam a lista dos serviços mais requisitados pelo B2B nacional: logística (49%); marketing/CRM (46%); e-commerce (44%); educação (25%); benefícios ao trabalhador (24%).
Feita em outubro de 2023 de forma qualitativa com 36 empresas e quantitativa com outras 334, a análise revelou ainda que a vasta maioria do mercado B2B brasileiro (90%) busca por soluções prontas, enquanto 10% preferem criar dentro de casa. Segundo Artur Mazin, head de negócios para mid-market no Google, afirmou que essa dinâmica acontece mais nos extremos, com MEIs buscando soluções externas de fácil uso e médias e grandes indo com soluções in-house.
“Os consumidores se digitalizaram mais, as empresas e as PMEs também. Antes, digitalização era só para grandes empresas, mas isso se democratizou”, disse Fernanda Doria, diretora de negócios para pequenas e médias empresas no Google Brasil. Isso abriu frente para PMEs e MEIs, ou seja, não é só da porta para fora (e-commerce), mas também processos (contabilidade, marketing, RH), oferta de produtos com ganho de custo, escala e eficiência”, completou.
De acordo com a análise, 2,9 milhões de empresas contrataram serviços digitalizados nos últimos dois anos no Brasil. Esse volume equivale a 13% do total de empresas do País. Vale dizer, 21,2 milhões de empresas estão listadas atualmente no Brasil segundo o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. 24% das empresas estão no Sudeste, 20% no Sul, 19% no Nordeste, 18,5% no Centro-Oeste e 18,5% no Norte do País
Mercado contratante
Paulo Leme, executivo de negócios do Google, explicou que a maioria dos contraentes está entre MEIs e PMEs (96%) e 4% nas grandes e médias empresas. Com isso, 47% do empresariado brasileiro destina 20% das suas receitas para contratações de serviços como marketing, logísticas e SaaS. Ao todo, 13% contratam algum serviço ou produto digital.
Entre os motivos para contratar, 94% dizem para facilitar o dia a dia. Além disso, 80% estão insatisfeitos com plataformas anteriores e listam como principais problemas para trocar de serviço ou plataforma a falta de inovação, dificuldade no uso e atendimento ruim.
“As dores dos públicos estão relacionadas à operação do negócio, entender qual produto ajuda a facilitar sua rápida expansão. Quando vamos para médias empresas, a evolução é mais em métricas e capacitação dos funcionários para aumentar a produtividade internamente. Em corporate, o foco é a adoção de novas tecnologias para ter um trabalho mais eficiente – isso inclui ofertar benefícios para reter os funcionários”, explicou Lemos.
Obstáculos e necessidades
Dos principais guias de escolha, Lemos afirmou que em uma pergunta livre na pesquisa qualitativa, os empresários citaram: facilidade de uso; adaptabilidade; funcionalidades; segurança da plataforma; melhores propostas; negociação; marca.
Por segmento, isso pode ser traduzido da seguinte forma:
- Produto – em especial para o MEI que busca facilidade de uso, adaptabilidade, funcionalidades;
- Confiança – em grandes e médias empresas, a busca é por segurança sobre a plataforma e peso da marca;
- Preço – a necessidade por melhores propostas e negociação é vital em todos os tamanhos de empresas.
Entre os desafios no processo de decisão, o mercado B2B brasileiro cita principalmente a avaliação do brasileiro (58%), processo administrativo interno (34%) e definir a melhor solução para uma necessidade (31%).
Imagem principal: Fernanda Doria, diretora de negócios para pequenas e médias empresas no Google (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)