O Max (Android, iOS), novo nome do antigo HBO Max, foi o grande destaque na lista de aplicativos mais baixados do Brasil em março deste ano. Embora seja praticamente igual à versão anterior, conforme alertado em uma resenha publicada em Mobile Time, em vez de uma mera atualização, os usuários tiveram que baixá-lo como um app novo, o que o fez ser alçado à segunda posição do ranking de downloads do País no mês passado, de acordo com dados da AppMagic, somando 6 milhões de instalações, atrás apenas do Instagram (6,6 milhões).
Outras alterações no ranking em comparação com fevereiro foram a volta do CapCut e as saídas do Meu SUS Digital e do app da Carteira de Trabalho, ambos do governo federal. Por outro lado, merece destaque a rápida ascensão do aplicativo Jornada do Estudante, também do governo federal. Ele não está entre os 10 mais baixados, mas ocupou a 11ª colocação, com 2,9 milhões de downloads.
Veja a lista dos 10 mais baixados em março, segundo a AppMagic, somando downloads na App Store e na Google Play (números de instalações aparecem entre parênteses):
1- Instagram (6,6 milhões)
2- MAX (6 milhões)
3- Gov.br (4,9 milhões)
4- TikTok (4,2 milhões)
5- Mercado Livre (3,8 milhões)
6- WhatsApp (3,5 milhões)
7- Nubank (3,3 milhões)
8- Shopee (3,1 milhões)
9- Shein (3,1 milhões)
10- Capcut (3 milhões)
Ilustração no alto: Nik Neves