Uma das próximas tendências no segmento de gerenciamento de equipes de campo é a integração com soluções de Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês). Esta é uma das apostas da IFS que começa a ser implementada em alguns dos seus clientes corporativos. Com a coleta e análise de dados fornecidos por sensores e máquinas instaladas no campo, é possível otimizar o trabalho dos técnicos.
“IoT destrava oportunidades para serviços. Em vez de ser avisado depois que uma máquina já quebrou, responde-se a uma solicitação de uma máquina que faz seu próprio diagnóstico. Isso reduz chamadas desnecessárias”, comenta Mark Brewer, diretor global de gerenciamento de serviços da IFS. O executivo participa da conferência mundial da IFS em Atlanta, nos EUA, esta semana.
Um dos primeiros clientes a experimentar essa integração é uma empresa europeia de controle de pestes chamada Anticimex. Ela está instalando ratoeiras conectadas, que avisam pela rede móvel quando um rato é capturado, assim como quando há algum problema de funcionamento na armadilha ou quando a bateria está fraca e precisa ser trocada. Todos os dados são organizados e apresentados em um painel pela solução da IFS e é feita a integração com a plataforma de gerenciamento de equipes de campo. O próximo passo é adotar machine learning para analisar os dados coletados para prever quando equipamentos terão problemas, identificar padrões de invasão de pestes e apontar os melhores locais e a quantidade certa de ratoeiras a serem instaladas – cada uma custa cerca de 1 mil euros.
Estratégia
A IFS estima que existam hoje 20 milhões de técnicos em campo ao redor do mundo usando soluções de gerenciamento de equipes. Desse total, 300 mil utilizam a plataforma da IFS. O segmento vem crescendo em importância dentro da companhia: 18 meses atrás representava 14% do seu faturamento e agora é 22%. Entre seus maiores clientes estão Ericsson, Kyocera e Amazon. Para pequenas empresas a IFS atende com uma solução de gerenciamento de equipes de campo da Workwave, companhia norte-americana que adquiriu recentemente e que tem cerca de 8 mil usuários em um modelo de software como serviço (SaaS, na sigla em inglês).