A IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) divulgou nota na tarde desta terça-feira, 2, em que se posiciona novamente contra o PL das Fake News (2630/2020). Em sua visão, o projeto de lei, na forma como que está, pode causar prejuízos para agências, anunciantes e demais participantes do ecossistema de publicidade nacional.
A representação das empresas de publicidade levantou os mesmos pontos de quando a lei – de autoria do senador Alessandro Vieira 9PSDB-RS) foi aprovada no Senado em fevereiro do ano passado, como proibição do uso de serviços de mensageria para publicidade.
Também manteve a reclamação de que o mercado de publicidade e seus representantes não estão sendo ouvidos pelos parlamentares, além de levantar uma série de dados do mercado publicitário e contrapontos aos pontos do texto que está na Câmara dos Deputados.
Vale lembrar, a IAB Brasil preparou, no ano passado, um abaixo-assinado que teve mais de 500 assinaturas. No âmbito legislativo, o PL 2630/2020 ganhou caráter de urgência na Câmara dos Deputados na última semana, mas, nesta terça-feira, 2, foi adiada sua votação.
Confira abaixo as outras vezes que a IAB se posicionou contra o projeto de lei:
IAB Brasil pede para que mercado publicitário seja ouvido na discussão sobre PL das Fake News
Campanha do IAB Brasil por mudança em lei das Fake News reúne 500 assinaturas
IAB Brasil cria abaixo-assinado para revisar trechos do PL das Fake News