A Americanas lançou nesta quinta-feira, 2, a nova marca de logística da companhia: Americanas Entrega. Como parte desta nova estratégia, a varejista confirmou a construção de dois novos centros de distribuição no Pará e na Bahia, que serão inaugurados no segundo semestre deste ano.
Os novos CDs terão capacidade de atender 300 lojas no Norte e Nordeste do País. No todo, quando inaugurar os espaços, a Americanas alcançará 1 milhão de metros quadrados de espaço logístico próprio.
Em outra frente, a Americanas confirmou a ampliação do programa Americanas Favelas para 50 microbases em comunidades até 2023. Em parceria com G10 Favelas e a startup Favela Brasil Express desde abril de 2021, a iniciativa já entregou mais de 615 mil pacotes em sete comunidades de Rio de Janeiro e São Paulo.
Vale lembrar, a companhia participa de uma estratégia junto ao Google, G10 e Favela Express para dar endereços digitais aos moradores da Favela de Paraisópolis, em São Paulo.
Serviços
Inicialmente, a ideia da varejista é oferecer um leque com sete produtos e serviços para seus clientes, empresas e vendedores (sellers) que estão inseridos de alguma forma no seu marketplace. São eles:
- Americanas Entrega Padrão: frete para sellers e marcas do ecossistema que facilita a gestão e a entrega dos produtos ao cliente final;
- Americanas Entrega Full: solução de logística oferecida aos sellers e empresas, com o serviço de armazenagem de produtos de alto giro, gestão do estoque com sinalização de reposição e frete da entrega aos clientes;
- Americanas Entrega na Loja: opção para o consumidor final ‘comprar e retirar’ as compras em uma das lojas próprias da Americanas ou de parceiros cadastrados;
- Americanas Entrega na Agência: pontos de multisserviços que permitem a coleta de pedidos de sellers, retirada de pedidos e devolução de pedidos pelos clientes;
- Americanas Entrega Flash: solução de entrega que utiliza a loja física (própria e de parceiros) como estoque para entregar maior conveniência aos clientes. Mais de 900 cidades que utilizam serviço ship from store;
- Americanas Entrega no Locker: armários inteligentes para retirar pedidos em local e horário agendado, sem interação humana. A Americanas conta com mais de 200 lockers instalados em postos de gasolina, farmácias, shoppings e estações de metrô em diversos estados;
- Americanas Entrega Direct: serviço B2B e sob medida, com soluções customizadas para cada modelo de negócio utilizando toda a malha logística existente.
A companhia destaca que nesta nova frente tem investido em novas tecnologias para otimizar custos e processo. Com o uso de inteligência artificial, análise de dados e reconhecimento facial na operação de entrega O2O de lojas físicas do Rio de Janeiro e Minas Gerais, a varejista reduziu para menos de 1% a taxa de tolerância de erro na entrega ao cliente.