A JSL, controlada pelo grupo Simpar, adquiriu na semana passada o TruckPad (Android). Nesta quinta-feira, 2, o CEO da plataforma digital de logística e transporte, Carlos Mira, deu mais detalhes da operação financeira. A compradora assumirá uma dívida de R$ 10 milhões e investimentos adicionais por dois anos.
Mira explicou a Mobile Time que um dos objetivos da transação é transformar o TruckPad em um gerador de caixa até meados de 2024, e ter uma posição de destaque no segmento de logística com soluções digitais. Atualmente, a empresa ainda está em cash burn.
Agora, dentro da JSL e da Simpar, o TruckPad deixa de ser uma startup standalone e passa a ser uma empresa robusta de software e soluções digitais. Os focos de trabalho serão a sinergia com as outras empresas do grupo e aceleração da penetração no mercado de soluções financeiras para transportadoras e caminhoneiros, como: capital de giro; aquisição de caminhão; crédito para realizar a revisão veicular; e digitalização de processos.
Vale dizer, o Simpar tem o banco BBC, que atualmente é dirigido por Paulo Caffarelli, ex-presidente da Cielo e do Banco do Brasil. A aceleração das soluções financeiras do TruckPad será feita via BBC. Outras marcas de destaque do Simpar são Movida, Automob e Vamos, além do JSL.
Gestão
Por sua vez, Carlos Mira segue no comando do TruckPad: “Os valores de nossa empresa continuam a regrar o modo de trabalho – que passará também a ser uma importante ferramenta para ‘influenciar’ as outras empresas do grupo Simpar, para que sejam mais ‘digitais”, comenta o executivo.
Além disso, como parte da estratégia e filosofia do presidente da Simpar, Fernando Simões, a companhia deve manter todo o time da empresa digital.
Atualmente, o TruckPad tem 1,5 milhão de downloads do app, 800 mil motoristas cadastrados (70 mil ativos), 30 mil transportadoras (3 mil ativas), além de mais de 1 milhão de cargas negociadas no acumulado de dez anos e valor agregado de R$ 3 bilhões.