Em um ano, caiu de 53% para 48% a proporção de brasileiros que pretendem comprar um smartphone novo nos próximos 12 meses. E subiu de 25% para 29% a proporção que não pretende comprar “porque não precisa”. Além disso, 12% dizem que não vão comprar porque não têm dinheiro e 11% não souberam responder. Os dados fazem parte da nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre o brasileiro e seu smartphone, disponível para download gratuito aqui.
Na análise por dados sociodemográficos, a maior diferença na intenção de compra aparece na comparação entre os sexos. Enquanto 54% dos homens dizem que querem comprar um novo smartphone nos próximos 12 meses, apenas 43% das mulheres falam o mesmo. A comparação por faixa etária e classe social não apresentou diferença acima da margem de erro.
A característica mais importante para os homens na compra do seu próximo smartphone é a capacidade de processamento, apontam 34% deles. E para as mulheres é a memória do dispositivo, dizem 29% delas.
Os segmentos que mais estão interessados na duração de bateria são os jovens de 16 a 29 anos (17%) e os consumidores das classes D e E (17%).
Android X iPhone
A qualidade da câmera é uma dor para usuários de iPhone. 20% deles dizem que essa é a característica mais importante na escolha do seu próximo smartphone, ante 11% daqueles com Android.
Para 18% dos usuários de iPhone, a marca é o principal motivador na compra do próximo smartphone, ante apenas 7% dos usuários de Android.
Metodologia
O questionário da pesquisa foi aplicado on-line entre 17 e 24 de maio de 2024 com 2.067 brasileiros que acessam a Internet e possuem um celular, respeitando as proporções de gênero, idade, faixa de renda e distribuição geográfica desse grupo. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais. O grau de confiança é de 95%.
Ilustração no alto: Nik Neves