A Cuponeria criou uma nova marca, a Loyalme, totalmente focada no mercado empresarial. De acordo com a plataforma, o movimento já estava em estudo e havia o entendimento de que era um ramo com cada vez maior demanda.
Desde 2016, a Cuponeria vem desenvolvendo e aprimorando as suas soluções para o mercado B2B. Tanto que a Loyalme chega com 20 clientes parceiros, entre eles Bradesco, Elo e Natura, além de contar com soluções tecnológicas de fidelização cada vez mais personalizáveis.
Dos cupcakes para a Loyalme
A criação da Cuponeria foi algo que os seus co-fundadores Lionardo Nogueira, Nara Iachan e Tiago Brandão viram como oportunidade de mercado. Durante a apresentação desta terça, 2, no evento no Google for Startups, em São Paulo, Iachan relembrou quando começaram a empreitada, em 2011. “Naquele período, ainda não havia a cultura do cupom de desconto no Brasil. Acreditava-se que era porque as pessoas não gostavam ou desconfiavam desse tipo de iniciativa”, explicou.
Além disso, havia a perspectiva como consumidora. Depois de passar todo o ensino médio na Argentina, a CMO sentia falta dos cupons, algo que já existia no país vizinho e nos Estados Unidos. O primeiro passo foi criar o site e buscar clientes. Uma das formas que o trio encontrou foi distribuir cupcakes nas ruas do Rio de Janeiro, convidando as pessoas para se cadastrarem.
Aos poucos, a empresa foi crescendo, conquistando parcerias até começar a fechar com grandes marcas, como McDonald’s e Pão de Açúcar. Cerca de cinco anos depois, após investimentos do Google e uma aceleração no Vale do Silício, a Cuponeria criou o seu primeiro projeto B2B, em 2016, para o Bradesco.
Desde então, a plataforma vem se aperfeiçoando e apostando cada vez mais no mercado. Uma das estratégias para isso, foi a de reforçar que a Cuponeria não é apenas um aplicativo, mas uma empresa de tecnologia, com um ecossistema voltado para a fidelização de grandes marcas. Além dos clubes de benefícios, que contam com cashback, carteira digital e os famosos cupons de desconto, a atual Loyalme oferta a possibilidade de desenvolver marketplace e fazer a leitura de notas fiscais. Porém, a gamificação é um dos seus principais serviços. Nela, o cliente pode personalizar missões conforme seu ramo de atuação, definir a priorização de nomes no ranking e criar uma competição de grupos diferentes.
Com o lançamento da Loyalme, os PJs que são clientes da empresa passam a ser atendidos pela nova plataforma, enquanto a Cuponeria continuará cuidando dos consumidores. A segmentação é vista com bastante otimismo por Nara Iachan, que acredita em um crescimento de 100% e que o número de parceiros dobre.
Parceria com grupo Yduqs
Um dos casos em que a colaboração com a Cuponeria deu certo é o do grupo de educação Yduqs. Segundo Thiago Morais, gerente de parcerias, a Yduqs já contava com um Clube do Aluno, que ofertava uma série de benefícios aos seus alunos. No entanto, ainda não havia nada estruturado para aqueles que pagavam em dia ou tinham um bom desempenho acadêmico. “Com a Cuponeria, passamos a buscar uma maneira de prestigiar o aluno que tinha um bom relacionamento com a nossa instituição”, explica Morais.
Em um ano e meio desde o início do processo de gamificação, a empresa identificou maior engajamento dos alunos e redução da inadimplência. Para mensurar isso, a Yduqs fez uma comparação entre unidades com mesmo perfil de público e localidade, mas que se diferenciavam pelo fato de nem todas terem sido parte do teste-piloto.
Enquanto as que foram beneficiadas pela gamificação tiveram uma taxa de 23% de inadimplência, as que ficaram de fora, chamadas de controle, viram 31% de seus estudantes não pagarem. Já o número de alunos que participaram do simulado foi 6 pontos percentuais maior em unidades que participaram do piloto, com 41% contra 35% daquelas no grupo controle.