Sair para jantar e encontrar uma fila de espera de quase duas horas em restaurantes tornou-se algo comum, principalmente em lugares mais renomados. Foi por causa da frustração de pegar filas demoradas nesses estabelecimentos que Flávia Melon, Hugo Rafael e Bernardo de Barros Franco criaram o u.sit, sistema de gerenciamento de listas de espera.

O u.sit é um software acessível pela web em tablets, notebooks ou PCs. Por meio dele, o restaurante pode gerenciar a fila de espera com dados analíticos, como o tempo médio de espera, tamanho da mesa, desistências, e, com essas informações, comunicar o cliente por SMS. O consumidor acompanha o status da fila pelo celular em tempo real e recebe uma notificação quando for a sua vez de se acomodar à mesa.

“O sistema de pager usado por muitos estabelecimentos é totalmente antimobilidade, porque ele funciona até certa distância, então o cliente precisa ficar dentro desse raio. E se a pessoa sair do restaurante e desistir da fila, ela tem que voltar para devolver o pager, e muitas pessoas não fazem isso, o que gera um custo”, diz Flávia Melon, CEO e diretora de estratégia da start-up. Uma das facilidades do u.sit é permitir que a pessoa fique livre para fazer outras coisas enquanto espera, e possa cancelar o lugar na fila caso deseje.

Do lado do restaurante, ficam armazenadas informações sobre os clientes em um banco de dados para que o estabelecimento possa fidelizar e interagir com os consumidores. O software pode também gerenciar reservas e enviar SMS ao consumidor para lembrá-lo do compromisso.

É importante mencionar que o modelo de negócios do u.sit é voltado para os restaurantes, e toda a comunicação com o cliente é feita por SMS legalizado. Caso o consumidor tenha acesso à Internet, pode acessar um link dentro da mensagem, que mostra sua posição na fila. A start-up planeja desenvolver outros módulos dentro do sistema, como o de feedback da experiência do consumidor no estabelecimento, e até aplicativos para que o cliente possa colocar seu nome na fila de espera, mas com certas regras para que o restaurante e outros consumidores não sejam prejudicados.

Hoje, o u.sit está presente em cerca de 20 restaurantes em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, como os renomados Chez Lorena, CT Boucherie e Chez Mis, e já com negociações em Teresópolis (RJ) e em alguns lugares no Sul. A meta é expandir para todo o Brasil e, em seguida, outros países da América Latina.

A empresa teve um investimento dos próprios sócios e da aceleradora Papaya Ventures e está concorrendo ao prêmio Startup Rally, disputa entre 20 start-ups do evento The Next Web Conference Latin America.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!