A Infobip está investindo em um data center próprio no Brasil. Ele será instalado dentro da Equinix, em São Paulo, em regime de "colocation". Será o sétimo data center da Infobip no mundo, e o primeiro da empresa na América do Sul. A inauguração acontecerá nas próximas semanas e a migração dos clientes será realizada em estágios, para manter a qualidade do serviço, ao longo do quarto trimestre.
“É o mesmo data center usado pela Bovespa. Fica perto dos bancos, o que vai reduzir a latência”, explica Yuri Fiaschi, diretor de vendas da Infobip na América Latina. A companhia, especializada em soluções corporativas de mensageria, possui data centers espalhados por todos os continentes e garante uma disponibilidade superior a 99,9%. A empresa registra um volume anual de mais de 100 bilhões de mensagens no mundo.
Qualidade
Um dos maiores desafios enfrentados no Brasil pelos integradores homologados de SMS, como a Infobip, é a competição com empresas que prestam o serviço usando chipeiras. Elas cobram preços mais baixos, mas não são capazes de garantir a qualidade. Para Fiaschi, a solução não está em cobrar das operadoras de telecomunicações uma redução do preço do insumo, ou seja, do SMS corporativo, mas mostrar ao mercado as vantagens de um serviço com mais qualidade. “Se eu falar apenas de preço acabo me colocando no mesmo patamar da chipeira”, comenta o executivo.
Para comprovar a diferença na qualidade, a Infobip propôs um experimento a um cliente corporativo: realizar uma campanha em que metade das mensagens fossem enviadas por chipeira e a outra metade, pela sua plataforma homologada. Ao fim do teste, as mensagens enviadas pela Infobip registraram uma conversão três vezes maior. Ou seja, embora o SMS via chipeira tenha um preço menor, seu resultado é pior. É como diz o ditado popular: o barato sai caro.
O investimento em um data center próprio no País é mais uma iniciativa para aumentar a qualidade do serviço prestado, reduzindo a latência e oferecendo mais segurança para os dados trafegados.